quinta-feira, 5 de junho de 2008

O euro2008


Parece-nos oportuno divulgar entre os Sportinguistas a maior quantidade de informação
possível sobre uma das cabeças do polvo em Portugal, simultaneamente o futuro maior accionista da equipa de futebol nos tempos sádicos que se avizinham...
Aproveitando igualmente para denunciar como são levadas as relações de poder entre instituições e intermediários, aqui inocentemente expostos nesta peça jornalística do Jornal de Negócios.


Notícia Jornal de Negócios

Olivedesportos cria conflito entre Nike e Modelo por contrafacção de camisolas da Selecção.
A Nike acusou a Modelo Continente de estar a vender camisolas da Selecção Nacional de Futebol não licenciadas, apurou o Jornal de Negócios. Em causa chegou a estar um processo por contrafacção contra a empresa do Grupo Sonae mas a Modelo diz que estava autorizada por escrito pela Olivedesportos. A empresa de Joaquim Oliveira já terá reconhecido o erro.

A Nike acusou a Modelo Continente de estar a vender camisolas da Selecção Nacional de Futebol não licenciadas, apurou o Jornal de Negócios. Em causa chegou a estar um processo por contrafacção contra a empresa do Grupo Sonae mas a Modelo diz que estava autorizada por escrito pela Olivedesportos. A empresa de Joaquim Oliveira já terá reconhecido o erro.

Ambas as empresas são patrocinadoras oficiais da “Equipa das Quinas” mas a Nike terá o exclusivo para os produtos têxteis. E não gostou de ver a Modelo Continente produzir e vender camisolas da Selecção, chegando a preparar um processo por contrafacção.

A Nike considerar-se-á prejudicada na venda dos seus produtos e instou a Federação Portuguesa de Futebol há vários dias. O Jornal de Negócios sabe aliás, que o assunto está a causar incómodo na instituição liderada por Gilberto Madaíl mas não só: a Olivedesportos é a empresa que detém os direitos de imagem da Selecção, sendo a empresa de Joaquim Oliveira quem “intermedeia” a negociação com patrocinadores, incluindo a Nike e a Modelo.

Nuno Jordão, presidente executivo da Modelo Continente, confirmou ao Jornal de Negócios a existência de um processo por contrafacção, explicando que esse era o figurino jurídico a que a Nike podia deitar mão neste processo. Mas esclareceu que a empresa teve o “OK” por escrito da Olivedesportos para avançar com a produção de uma camisola e uma bola de futebol que têm um emblema da Federação “mas não da Nike”, sublinhou. O gestor já falou com a Nike e garante que a Modelo Continente “está de bem” neste processo e “estará também de bem na sua resolução”.

Contactada, a Nike primeiro não respondeu, mas depois de conversar com a Modelo, contactou o Jornal de Negócios afirmando que "desmente categoricamente a existência de um processo contra a Modelo". Cai o processo, mantém-se o litígio que a Olivedesportos terá de resolver.

“Percebo que a Nike se sinta prejudicada”, prosseguiu Nuno Jordão. “Eventualmente, alguém meteu água neste processo mas não fomos nós.” Foi a Olivedesportos? “O ‘OK’, por escrito, que a Olivedesportos nos deu se calhar não devia ter sido dado”, responde.

Contactadas pelo Jornal de Negócios, Olivedesportos e Federação Portuguesa de Futebol não estiveram disponíveis para comentar.

Confirma que a Modelo foi acusada pela Nike de contrafacção?

Em primeiro lugar, deixe-me clarificar que estamos de bem neste assunto. Somos patrocinadores oficiais da Selecção Nacional de Futebol, como é conhecido. Na altura, contactámos a Federação Portuguesa de Futebol, que cedeu a negociação dos direitos de imagem à Olivedesportos. Ora, quando queremos fazer alguma coisa, temos de submeter à autorização prévia de quem detém os direitos. Foi o que fizemos.

Pediram à Olivedesportos?

No seguimento:

Tínhamos a ideia de fazer uma “T-Shirt” e uma bola com o símbolo da Federação, mas não tem símbolos da Nike. Antes de as fabricarmos, pedimos, como entidade de bem, autorização à Federação. A Federação remeteu para a Olivedesportos, que nos enviou por escrito – por escrito! – ‘pode fazer’. Aquilo que está à venda, e que tem o símbolo da Federação mas não o da Nike, teve autorização por escrito da Olivedesportos.

Então a Modelo recusa responsabilidades?

Isto é diferente de dizer que não há um problema. Há. A Nike está a ser prejudicada. Nós temos uma boa relação com a Nike. Eventualmente, alguém meteu água neste processo.

A Olivedesportos?

(Pausa) O que eu sei é que a minha empresa está de boa fé. A Nike actuou e não vou dizer que a Nike não tem razão. Vamos ter de resolver isto os três. Agora, o ‘OK’ se calhar não devia ter sido dado.

Já falou com a Nike?

Já. E a Nike já percebeu que estamos de boa fé.

Já falou com a Olivedesportos?

Não eu, mas já falámos. A Olivedesportos percebeu que se calhar não devia ter dado o ‘OK’.

Foi oficialmente notificado da um processo por contrafacção?

Não, recebemos um telefonema. Não há contrafacção, mas é a essa [figura jurídica] que a Nike se pode agarrar, compreendo.


1906

Luta & Resiste!

Sem comentários: