segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fairplay financeiro - Benfica ajudado em 65 milhões revela a PJ!


Passamos a citar a noticia que aparece hoje no Jornal de Noticias, aqui:

"Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara de Lisboa, foi ilibado de corrupção no caso que envolvia a construção do novo estádio do Benfica para o Euro 2004, um negócio de parceria entre a autarquia, o clube e a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).

De acordo com o semanário Sol, o Ministério Público (MP) decidiu arquivar as suspeitas de corrupção passiva para acto ilícito que recaíam sobre o antigo autarca. Além de Carmona Rodrigues, todos os outros quatro arguidos ? o ex-presidente da EPUL Sequeira Braga, e mais três gestores desta empresa ? acabaram ilibados do crime de gestão danosa.

O Benfica terá encaixado cerca de 65 milhões de euros com a assinatura do contrato-programa destinado à construção do novo estádio. Santana Lopes, apesar de, à data, presidir ao município, foi apenas ouvido como testemunha.

O clube encaixou milhões de várias formas. Foi-lhe autorizada construção num terreno situado junto ao estádio e vendeu os direitos à EPUL, arrecadando mais de 32 milhões de euros.

Por lucros futuros que a EPUL iria receber pela construção de 200 fogos no Vale de Santo António (inviabilizada entretanto pela autarquia), o Benfica recebeu adiantados mais dez milhões de euros. A Câmara viria ainda a ceder, em direito de superfície, a exploração de duas bombas de gasolina. O clube vendeu-os à Galp e arrecadou quase 15 milhões. A EPUL suportou ainda custos relacionados com ramais de acesso, fiscalização e consultadoria.

Segundo o MP, quando Carmona Rodrigues autorizou, por escrito, o pagamento de uma das verbas, já o estádio estava quase concluído. Sobre o crime de gestão danosa, o MP frisa que a EPUL foi prejudicada com o negócio do Vale de Santo António, mas acrescenta que o prejuízo (a autarquia não aprovou o loteamento) não era previsível quando os contratos foram assinados."

Carmona Rodrigues um invertebrado que fez parte do Conselho Leonino e protelou SEMPRE a solução do pavilhão para o Sporting e da indemenização ao Clube pelos terrenos cedidos á CML, neste assunto em particular foi bem mais expedito!

Santana e Carmona podem ser absolvidos pela justiça, mas a história não apaga estes nomes de estarem ligados á iniquidade e podridão da corrupção e tráfico de influências em Portugal!


1906

Luta & Resiste!