Recolhemos ontem as linhas estratégicas a que se propõe a AAS ao formalizar a candidatura ao Conselho Leonino, pelo que trancrevemos na íntegra o seu plano de acção:
1. Reforma do Conselho Leonino
a) Transformação do Conselho Leonino num alargado grupo de trabalho, verdadeiro
Fórum de Debate de ideias ao serviço do clube e da sua Direcção.
b) Fruto da diversidade de profissões representadas neste orgão poderá e deverá ser
um espaço gerador de sinergias entre os seus membros de forma a ajudar o clube a atingir os
seus objectivos, através da criação de diversos grupos de trabalho tendo em vista a
apresentação de propostas ao Conselho Directivo sobre questões relevantes da actividade do
clube – Conforme Estatutos do Sporting Clube de Portugal, artigo 63º, número 1, alínea e).
2. Desenvolvimento de uma maior interacção e colaboração com o Conselho
Directivo e demais órgãos sociais do clube.
3. Defesa das seguintes medidas estratégicas:
Sócios e Adeptos
o Estudar medidas que viabilizem a recuperação de sócios do clube que entretanto
tenham desistido de o ser, ou que tenham quotas em atraso há 12 meses ou
mais.
o Terminar com a Gamebox de Adepto mantendo a Gamebox Sócio, como forma
de potenciar o actual número de sócios.
o Criar a Gamebox Núcleo, onde cada Núcleo poderá atribuir a um seu sócio a
mesma para um determinado jogo, permitindo que a mesma Gamebox sirva
diversos sócios dos Núcleos ao longo da época.
o Prestar apoio à transformação dos núcleos, em verdadeiros Front-Offices do
clube, tendo possibilidades de vender bilhetes / Gameboxes, merchandising e
efectuar a cobrança de quotas. Ligação em rede de todos os núcleos do país e do
estrangeiro para melhor interacção Núcleos/Clube poderia facilitar a
implementação de tal medida.
o Convocar um ou dois jogadores extra para as deslocações fora da equipa
profissional de futebol de molde a que estes se possam deslocar aos núcleos da
zona que tiverem eventos de convívio organizados.
o Estabelecimento de protocolos com a CP para que os sócios do clube tenham
descontos em viagens nos dias de jogo.
o Desenvolvimento de um canal de Televisão Online, como forma de transmitir
jogos de diversas camadas jovens das modalidades e das equipas principais de
modalidades em que participem atletas do clube e cujos direitos televisivos não
estejam cedidos. Potenciar receitas neste canal, através da publicidade.
o Promover discussão sobre a reforma estatutária do clube.
Modalidades
o É crucial, de forma a assegurar o ecletismo do clube, a construção de um
pavilhão junto do actual estádio. Até ao final do ano de 2009, deverá estar
estipulado qual o terreno disponível para tal.
o Lobby - Desenvolvimento de negociações com a Câmara Municipal de Lisboa
para acelerar este processo, como forma de compensar o Sporting Clube de
Portugal de adiamentos anteriores de decisões importantes para o clube que o
prejudicaram
o Permitir o naming do Pavilhão para um determinado número de anos como
forma de financiamento daquele.
o Fomentar o desenvolvimento de modalidades amadoras, com especial enfoque
nos jovens, através dos Núcleos do território nacional :
Estudar a viabilidade da regionalização da formação nas modalidades
“amadoras” por zonas de influência, procurando sinergias autárquicas
(Exemplo: Formação de Basket em Aveiro, Formação de Volley em
Guimarães, etc).
Sustentabilidade Financeira do clube
o Relação Clube vs SAD: Actualmente, o clube cede à Sporting SAD 75% da sua
quotização. Pretendemos aumentar gradualmente a percentagem de quotização
que fica no clube, no caso de algum activo do clube passar para a SAD, de forma
a manter fontes de receita para o clube.
o Estabelecimento de serviços partilhados no «Grupo Sporting», onde os custos
seriam divididos pelas sociedades que os utilizam.
Exemplo : Departamento Jurídico, Secretaria do Clube, Central de
Compras Indirectas
o Diminuição do número de empresas no Grupo Sporting, reforçando a eficiência
da Organização.
o Redução de prémios milionários que alguns quadros superiores da Sporting SAD
recebem por via de objectivos cumpridos pela equipa de futebol profissional.
o Redução de custos fixos, através da aposta em energias renováveis, seja na
Academia seja no Estádio, ao mesmo tempo que se defende a Responsabilidade
Social / Ambiental do clube na Sociedade Civil, bem como apostando na redução
dos custos com comunicações móveis, fixas, internet e TV, abrindo concurso
público entre os diversos operadores.
Comunicação e Marketing
o Desenvolvimento e integração da politica de comunicação do clube com a sua
área de Marketing.
o Desenvolvimento de política de merchandising próprio e exclusivo, baseado na
originalidade dos seus produtos e na competitividade de preços.
o Revitalização da Loja Oficial do clube e sua promoção comercial com o Museu
(Exemplo : entrega de vouchers de desconto na compra de produtos a quem
visitar o Museu).
o Criação de merchandising específico alusivo a modalidades.
o Permitir às modalidades amadoras obterem parte da receita do merchandising,
na proporção dos seus orçamentos
Futebol Nacional
o Defesa de um novo sistema de licenciamento no futebol nacional para:
Limitar o investimento nas equipas a uma percentagem do seu
orçamento no ano transacto
Demonstração financeira bimensal, perante a Liga de Clubes,
evidenciando a normalidade da situação do clube
Obrigatoriedade de quotas (com crescimento gradual) de jogadores
provenientes das escolas dos clubes nas camadas seniores, indo de
encontro à recente proposta 6+5 da FIFA.
o Estabelecer, por parte de entidade externa à Liga, uma política de
acompanhamento e coaching aos clubes que não consigam cumprir com as
regras de licenciamento definidas para a época em curso, privilegiando esta
abordagem por oposição à multa pecuniária e demais sanções. Esta medida
permitirá, igualmente, antecipar atempadamente problemas financeiros dos
clubes.
o Apoiar, a título experimental, a realização de jogos recorrendo à utilização de
tecnologias modernas, à imagem do que se vai fazendo em Inglaterra, no sentido
de evitar dúvidas e polémicas.
AAS
1906
Luta & Resiste!
quinta-feira, 21 de maio de 2009
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