quinta-feira, 29 de maio de 2008

Quis custodiet ipsos custodes ? A golpada!


Nome completo: Sporting Clube de Portugal
Local: Sala Tejo, Parque das Nações
Causa : Por delapidação numa aparatosa fuga para frente
Testemunhas: 1200 sócios do Sporting Clube de Portugal
Hora legal do óbito: cerca das 2h da manhã do dia 29 de Maio de 2008

Post-mortem

Hoje o Sporting Clube de Portugal morreu!
O Clube Universalista e Eclético, que todos conhecemos e aprendemos a amar acabou!
Agora existe uma SAD, que tal como uma carraça ao saborear as 1as gotas de sangue, se deixou inebriar, e foi sugando, 1º o património não desportivo, agora a passagem da Academia para a SAD, num futuro próximo o Estádio, continuando a sugar até á morte do infeliz hospedeiro!

Mas lá está...morre o hospedeiro, mas não morre a carraça que dessa maneira vai conseguir distribuir dividendos pelos seus accionistas!!?!
O verdadeiro objectivo da SAD não consiste em ser uma ferramenta, um meio de projectar os valores que tornaram grande o Sporting Clube de Portugal, conferindo transparência e objectividade ao Clube! É sim um fim em si mesma, cujo o objectivo real, ontem finalmente revelado pelo seu presidente, é dar dividendos aos seus accionistas!

O Sporting Clube de Portugal morreu, a morte não causou surpresa, por já se encontrar moribundo a algum tempo, sem aparentar sinais de convalescença.

Assembleia Geral

Começou por ser anunciada a forma como decorreriam os trabalhos do tempo reservado a cada intervenção, os pontos que iam a votação e como seria realizada a votação.
Em seguida foi explicado aos sócios que o ponto referente ao trespasse da Academia para a SAD e o da emissão das VMOC´S não careciam de aprovação em AG. Mas o Conselho Directivo do SCPortugal na sua infinita bondade e sapiência estatutária, decidiu legitimar-se auscultando os sócios e votar em conjunto os 3 pontos da AG:

1)Passagem da SCServiços para a SAD

2)Passagem da Academia para a SAD

3)Emissão das VMOC´S

Desta forma conseguiu evitar a queda do ponto 2), que caso fosse votado separadamente, dificilmente passaria. Não tenhamos dúvidas que era esse o pomo da discórdia nesta Assembleia.
A AG foi decorrendo, os sócios foram intervindo, uns com mais tempo, outros com menos, uns a favor outros contra.
No fim quando foram escrutinados os votos e se anunciou uma maioria de 63% dos votos de sócios que votaram a favor e 37% contra as propostas da Direcção, chegou a vez das tiradas brilhantes e das conclusões arrepiantes.
Rogério Alves foi o protagonista da noite ao dizer qualquer coisa como isto - Tal como tínhamos avisado no inicio os 2 últimos pontos não precisavam de ser aprovado em AG, e uma vez que os votos dos sócios das pessoas que votaram favoravelmente foi superior a 50% os 2 últimos pontos são aprovados por maioria, sendo o 1) rejeitado por não ter atingido a fasquia dos 66% dos votos que lhe permitiria ser aprovado por maioria de 2/3.
Ou seja através deste malabarismo as propostas foram votadas todas juntas para não cair o polémico 2) Passagem da Academia para a SAD, sendo separadas após o anuncio dos resultados da votação, uma vez que não se conseguiu a "tal" maioria de 2/3.
Julgamos haver em todo este processo matéria suficiente para a impugnação da AG.

Intervenções

Não concordámos de todo com a maneira como foi gerida a AG, estando inscritos muitos sócios para intervir, o tempo que foi atribuído inicialmente foi de 4 minutos, depois passou para 3 e acabou com intervenções de 1 minuto já com muita gente de pé, outros de costas a falar em pequenos grupos e outros a exercer o seu direito de voto. Para melhor definição irresponsável e lamentável.

No decorrer desta AG ouvimos várias opiniões a favor e contra.

=>A favor
-Cabe ás pessoas que são contra apresentar alternativas e esta foi a única apresentada.
-Apesar de haver responsabilidades nesta direcção e noutras em que participaram muitos dos actuais elementos dos órgãos sociais, o "buraco" está lá e precisa de ser resolvido, sendo esta a única solução, e portanto a melhor!
-Confiança na capacidade de gestão desta direcção.
-A necessidade de amortizar o passivo e ganhar uma equipa de futebol sénior competitiva.
-As explicações fornecidas pela direcção forma necessárias e suficientes para o cabal esclarecimento do momento do Clube, sendo a solução encontrada a melhor e e mais esclarecida.
-A opressão de estar sentado frente a frente ao sistema financeiro, não permitiu melhor acordo.
-A realidade é uma coisa e aquilo que os sócios desejam e esperam é outra

=>Contra
-Não amortização do passivo, fosse com a venda do património, fosse com a de atletas.
(em 2006 237Milhões em 2008 234Milhões, apenas 3Milhões amortizados)
-Evidenciados diversos erros de gestão de topo tanto na SAD como no Clube.
-Olivedesportos dos 2 lados da barricada na negociação dos direitos televisivos, á imagem do presidente no aluguer do edf. Visconde á Opca.
-Desconhecimento das contas do Clube uma vez que existem contradições graves e notórias entre alguns elementos dos corpos sociais cessantes e os vigentes.
-Uma proposta tão complexa como esta ter sido aprovada pelo Conselho Leonino no tempo recorde de 45 minutos.
-Gestão ruinosa de activos da equipa de futebol sénior por parte de anteriores e actuais gestores.
-O buraco financeiro de 16Milhões utilizado por Soares Franco para vender o património em 2006 não existia e poderia facilmente ser suprido com a venda de um jogador, tal como aconteceu com Nani, cuja a receita serviu para mascarar um buraco 2 x maior de 34Milhões, e por essa razão o dinheiro de Nani não serviu para amortizar o passivo tal como o preconizado por Franco, sendo utilizado para tapar os 34Milhoes de tesouraria.(Meireles)
-Passagem de um cheque em branco a uma direcção que já antes enganou os sócios na questão da venda do património não desportivo.
-Franco ter afirmado que a Academia não tinha sido valorizada pela construção do Aeroporto de Lisboa em Alcochete.

Elogio Fúnebre

Sou do Sporting Clube de Portugal!
Gostava de ti como eras e não naquilo em que te foste transformando até á extinção!
Guardo de ti a memória grata das tardes e noites bem passadas em torno de um ideal sob o rumo desse fantástico lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

Quem guarda os guardas?
Quem deveria zelar pela tua segurança foi quem te infligiu o golpe fatal!

Ps: Não dou muito tempo para os mesmos que conduziram o Clube á sua morte, não queiram reparar o engano, expulsando os nossos algozes a pontapé de Alvalade. Nessa altura será tarde.
O Clube morreu, mas a luta vai continuar até que TODOS os responsáveis pela sua morte sejam apurados e consequentemente punidos.

1906

Luta & Resiste !

4 comentários:

Anónimo disse...

grande azia, SOARES FRANCO COM MAIS UMA VITORIA ARRASADORA. ATACAM ME ,SOU CARTEIRO, GORDO ,SALEMA GARÇAO LOBY, MAS OBTIVEMOS MAIS UMA VITORIA..........!!! QUANTO A VOCES .MEUS AMIGOS VAO PREGAR PARA OUTRO CLUBE PORQUE NESTE JAMAIS ENTRAM. E CONTINUEM A GANHAR OS VOSSOS 700 EUROS MENSAIS (ORDENADO MINIMO) LOL AHAHAHAH É ISSO QUE VOS POE DOIDOS UNS GANHAM BEM E VOCES........!!POVAO......
AGORA PONHAM SSE A ANDAR.....

PSousa disse...

Infelizmente estes jogadores de bilhar que sao estes dirigentes, conseguem engordar sem sequer os meterem em causa, pois dão sempre a volta, e o clube, só meia....Dá uma vista olhos ao que escrevi aqui em tres post....Infelizmente o clube vai acabar por ser só formacao para lucrar...

http://bancadadirecta.blogspot.com/

Abraço

Anónimo disse...

Aqueles que votaram a favor tb devem ser considerados culpados! Não nos podemos esquecer de ninguem!


Casuals SCP

Anónimo disse...

Mark Twain: "A notícia da minha morte foi um manifesto exagero.
SPORTING SEMPRE