sexta-feira, 23 de maio de 2008

Forum Tradição & Distinção


O nosso Clube padece de várias maleitas na chamada gestão intermédia, como temos vindo a evidenciar nas últimas publicações, porém tal só acontece porque o mal radica na gestão de topo do Clube. Existem ocasiões em que nem sequer se apercebe do que se passa, noutras sabe e é claramente conivente com este tipo de situações, noutras ainda não tem pulso para as suprimir.

O S.C.Portugal actualmente, apesar de muitos dos problemas estarem á muito diagnosticados persiste em trilhar um rumo errático, feito com uma gestão ao sabor das marés e como lhe dá o vento. Esgrimindo como a paneceia para todos os males medidas avulso, que mais não são do que mero receituário para curar hipotéticamente alguns dos sintomas, acabando por nunca conseguir travar a doença.


Numa a análise a estes 2 anos de Franquismo pudemos constatar que :
-Ausência de um discurso aglutinador, que motive os Sportinguistas e os atletas das várias modalidades, fazendo-lhes sentir o peso, a exigência e a responsabilidade da conquista de títulos para o Clube.
-Inexistência de rumo e planeamento sobre o Clube em si e o seu enquadramento neste futebol nacional.
-Foi esta elite gestora e empresarial, que fez carreira no ramo da construção civil e imobiliário, quem fez o achamento que o Clube afinal não tinha vocação para gerir o imobiliário. Os Clubes nunca tiveram vocação para a gestão do imobiliário, são instituições, só que as instuições são formadas por pessoas, e se as pessoas que foram escolhidas para liderar os seus destinos perceberem alguma coisa do meio, tiverem uma experiência pessoal de sucesso na área que os recomende, se o próprio clube já tiver mais de uma dezena de sociedades imobiliárias constituídas, se o projecto inicial visava a criação de mais valias de forma a não depender dos intermitentes exitos desportivos, o Clube até pode não ter vocação, mas digamos que pode ter uma certa propensão para a coisa.
Em suma e resumindo já provaram do que são (in)capazes. E NÓS? Continuamos a passar cheques em branco? Até quando?


Amanhã apartir das 12h no auditório do Liceu Camões em Picoas, vai decorrer o 1º Forum organizado,á revelia desta direcção, por sócios do Clube, o que já de si pode indiciar 2 coisas: uma hiperactividade Sportinguista por parte deste conjunto de sócios ou uma incapacidade confrangedora desta Direcção em descortinar alternativas de sucesso para o Clube e promover a sua discussão saudável entre os seus associados.

Para já esta Associação a nosso ver apresenta-se como uma lufada de ar fresco, tendo no seu ainda curto tempo de vida tido 2 iniciativas que muito nos sensibilizaram, procurando focar e recentrar o Clube naquilo que é essencial: os seus associados!

A criação de condições para os sócios na aquisição de bilhetes para a Final da Taça.
A Homenagem a Rui Mendes o adepto Sportinguista morto em 1996 durante a Final Sporting x benfica.
Organização de um forum que permita uma discussão saudável entre associados e adeptos do futuro do Clube.

Ao lermos os pontos de que fazem parte da ordem de trabalhos:
1. Cultura e identidade do SCP
2. Resurgimento do Ecletismo- a sobrevivência das "Amadoras"
3. Rentabilização do Património Desportivo

Se realmente conseguirem fazer a discussão do Clube nestes moldes, dou-lhes os meus parabéns!
Soubemos que Soares Franco e a sua Nomenklatura, vão estar presentes no Forum e que inclusive Soares Franco vai ter honras de discurso de abertura.
A menos de uma semana de ser apresentado em AG de sócios e depois de accionistas, a tal restruturação financeira, assim de repente não estamos a ver o presidente Soares Franco a discutir o futuro das Amadoras, a cultura e identidade do Clube ou mesmo a rentabilização do património desportivo.
Vai antes aproveitar a ocasião de forma lampeira para debitar a propaganda que Ricardo Salgado Lhe ditou, e tornar este forum que se propõe a discussão de valores mais latos em mais uma mera sessão de esclarecimento.
Pela nossa parte vamos estar presentes, as intenções deste evento são muito boas, embora tenhamos dúvidas nos resultados prácticos que daqui possam advir.


1906

Luta & Resiste!

2 comentários:

Anónimo disse...

é verdade que foram 28 pessoas ao forum de sabado?

Anónimo disse...

na Bola e no Recorde vinha a dizer que eram 60...