quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Freitas rua - parte II


Então vamos lá a ver se conseguimos perceber, então é assim:

PRIMEIROS TEMPOS

1.Freitas entrou em Alvalade em 1999, após o exito das contratações cirurgicas, que conduziram ao título, apanhou-lhe o gosto e no verão seguinte contratou 15 jogadores??!

A ANATOMIA DE UM CRIME PERFEITO

2.Após tantas e tão boas aquisições nessa pré-época as coisas não estavam a correr bem, e foi necessário proceder a algumas aquisições no mercado de inverno. E é assim que surge em Alvalade Rodrigo Tello, o jogador mais caro da história do SCP -7,5 milhões de euros.

Convém referir que Tello (ou o dinheiro que com ele foi gasto), só apareceu (ou desapareceu de acordo com uma prespectiva financeira), porque foi necessário justificar a saída de uma elevada verba dos cofres de Alvalade. Á falta de melhor desculpa vai-se buscar um jogador á américa do sul, diz-se que é o melhor extremo do mundo que os papalvos engolem.

E os papalvos engoliram e aguentaram-se durante 7 anos com um jogador pouco mais que mediano, pago a peso de ouro, como tantos e tantos outros, Tello apenas se destaca por ter sido o mais caro.
Consultando os jornais da época, porque tudo tem um contexto:
O SCPortugal tinha perdido 3-0 com o benfica. Inácio foi despedido por Duque, Mourinho era treinador do benfica e o mesmo benfica estava a eleições, nas quais Vilarinho tinha vencido.

Após o exito com os Leões, Mourinho fazia os 1ºs avisos, de que tentava visualizar opções caso não continuasse.
Logo 3 dias depois já era Duque, pressionado pelos sócios quem desmentia a existência de um contrato secreto com Mourinho.
Depois destas declarações durante quase um mês alimentou-se uma polémica esteril com várias acusações a serem disparadas pelas 3 partes intervenientes para todos os lados.

Durante o processo Duque colocou o lugar á disposição, o "voz de robot" Malheiro afirmava que Duque e Mourinho se tinham encontrado e assinado contrato.
Na opinião de Dias da Cunha e de muitos sócios e adeptos do Sporting, Mourinho nunca seria hipotese, uma vez que já por mais de uma vez tinha afrontado de maneira especialmente insidiosa o Clube que já tinha servido na condição de adjunto.

Entretanto a polémica era levantada através de acusações de espionagem, declarações ofendidas por parte do Sporting e do benfica.

Passava o tempo e Mourinho declarava-se impressionado com Duque.
Depois houve a oportunidade para Dias da Cunha dar a sua opinião numa tentativa de acalmar as águas, tendo igualmente Duque espaço para uma pequena contrição.

E é pois a 31 de Dezembro de 2000, que surge a notícia da contratação de Tello pelo Sporting.
Poucos dias depois é anunciado que o "Grupo Sporting" tinha adquirido o passe por 6 milhões de dólares ao Universidade do Chile.
A 7 de Janeiro Rodrigo Tello aterra em Lisboa, e é levado para a tribuna VIP no jogo SCPortugal vs Campomaiorense.
Posteriormente através dos relatórios contabilísticos chegou-se á conclusão que Tello teria custado não 6 mas sim 7,5 milhões de dólares.
Muito curiosamente já na altura Soares Franco era o rei no desporto nacional de arrotar postas de pescada em altura, como se pode ver por aqui.

O QUE DE FACTO SE PASSOU

3. Neste como em muitos outros casos (Ver caso JVPinto, ficou espelhado o conluio e o compadrio na destruição dos interesses do Clube.
Mourinho efectivamente assinou contrato com o Sporting, contra a vontade da maior parte de sócios e adeptos, inclusive contra a vontade de Dias da Cunha.
Duque ensaio a fuga para a frente negando a existência de qualquer contrato.
O Clube viu-se na obrigação de indemenizar Mourinho por quebra do contrato, a ocasião fez o ladrão, e como o mercado de inverno estava a abrir, foi-se buscar um jogador mediano por um preço astronómico de maneira a encobrir a saída da verba de indemenização a Mourinho.

CONCLUSÃO

4. Freitas já vai tarde, pelos 5 ou 6 bons trouxe dezenas de jogadores, que nem sequer sabiam andar, quanto mais jogar á bola.
Jogadores indicados pelos amigos Moggi e D´onofrio, Duque bateu com a porta pouco depois, nesse mesmo ano, mas deixou o seu delfim Freitas a acabar o trabalho.
Foram ínumeros os barretes enfiados ao longo destes quase 9 anos: Cáceres, Nalitzis,Dimas, Mahon, Kirovski, Kutuzov, Marcos Paulo,Robaina, Pinilla, Farnerud, entre muitos, muitos outtros, e que acabavam todos por sair a custo zero ou emprestados com "direitos de opção", após terem sido apresentados como emprestados ou a "custo zero" (o que normalmente significava um prémio de assinatura de 1 milhão de euros).
O SCPortugal apenas vai conseguir readquirir o seu estatuto quando se libertar em definitivo desta parasitagem, e apostar em definitivo no levantamento da sua vocação desportiva e eclética.


1906

Luta & Resiste!

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post. So falta reaçar que pelos excelentes serviços que ofereceu e pela excelente gestão do nosso plantel, esse Sr. foi premiado com cerca de 84 mil euros, que o proprio confirmou ter recebido e ter sido justo pelo seu trabalho... Foram enunciados alguns nomes, mas eu gostaria que houvesse uma lista completa, pois o tempo vai-nos fazendo esquecer alguns deles devido ao seu (nulo) contributo para o nosso clube. Uma lista completa das aquisições (boas e más) desde 1999 serviria também para calcular a percentagem de boas aquisições e também para se calcular o montante gasto ao longo deste tempo. Quantos jogadores de qualidade comprovada se teriam conseguido contratar? Bruno Alexandre, sócio 19184.

Anónimo disse...

Caro consócio e amigo Bruno, aqui fica a lista compilada por outro blog (foi publicada ontem no Público):

link

OF disse...

Vou tomar a liberdade de copiar o texto que consta do link (quer para facilitar a sua leitura, quer porque poder ser eventualmente removido)

Etiquetas: carlos freitas, sporting Publicada por Pedro Varela on Quarta-feira, Janeiro 09, 2008 em 13:38

60 jogadores da era de Carlos Freitas

Com a renúncia do cargo de Administrador da SAD Leonina, Carlos Freitas termina um ciclo no Sporting que para muitos terá sido prejudicial para o clube. Verdades ou mentiras à parte, eis a lista dos jogadores que por Alvalade passaram nos últimos anos, sob a batuta do ex-administrador.

Época 1999/2000 (custo-rendimento)
André Cruz - baixo - 5
Mpenza - médio - 3
César Prates - médio - 4
Spehar - baixo - 2

Época 2000/2001
Rodrigo Tello - alto - 3
Rodrigo Fabri - médio - 3
João Pinto - alto - 5
Paulo Bento - baixo - 4
Dimas - médio - 3
Mahon - baixo - 2
Babb - médio - 4
Horvath - baixo - 3
Kirovsky - baixo - 2
Bruno Caires - baixo - 2
Caceres - baixo - 2
Sá Pinto - alto - 5

Época 2001/2002
Mário Jardel - alto - 5
Hugo - médio - 2
Diogo - baixo - 2
Rui Bento - baixo - 4
Niculae - médio - 4
Luís Filipe - médio - 2
Nalitzis - baixo - 2

Época 2002/2003
Contreras - baixo - 3
Danny - médio - 3
Kutusov - baixo - 2
Marcos Paulo - baixo - 1
João Paulo - baixo - 2
Ric. Fernandes - baixo - 1

Época 2003/2004
Polga - médio - 5
Rochemback - médio - 5
Ricardo - alto - 4
Mário Sérgio - baixo - 2
Liedson - médio - 5
Tinga - baixo - 3
Clayton - baixo - 3
Silva - alto - 2

Época 2004/2005
Douala - baixo - 3
Enakarhire - baixo - 4
Hugo Viana - baixo - 3
Pinilla - médio - 2
Mota - baixo - 2
Rogério - baixo - 3
Caneira - baixo - 4
Romagnoli - médio - 3
Abel - baixo - 4
Koke - baixo - 2

Época 2006/2007
Paredes - médio - 1
Farnerud - médio - 1
Alecsandro - baixo - 3
Carlos Bueno - baixo - 2

Época 2007/2008 (a decorrer, tendência do rendimento)
Stojkovic - médio - 3 (subir)
Marian Had - baixo - ?
Gladstone - baixo - ?
Izmailov - baixo - 3 (subir)
Vukcevic - médio - 4
Celsinho - baixo - ?
Pedro Silva - baixo - ?
Derlei - baixo - 3 (subir)
Purovic - médio - 2 (?)
(o custo foi considerado a partir do blog Jogo Directo, as notas de rendimento são da minha responsabilidade)

De notar que ainda assim nas 8 épocas que tratou de transferências de jogadores para Alvalade trouxe nomes tão importantes como André Cruz, César Prates, João Pinto, Paulo Bento, Jardel, Babb, Sá Pinto, Rui Bento, Niculae, Rochemback, Ricardo, Liedson, Enakarhire, Caneira. Muito ou pouco, os adeptos leoninas cada uma na sua opinião decidirão que achar sobre Carlos Freitas no Sporting.