domingo, 28 de outubro de 2007

Realidade informativa



Segundo as últimas declarações do Presidente Franco, afinal é ás lesões a quem se devem imputar as culpas pelo acumular de sucessivos resultados negativos...
São afirmações curiosas, que podem ser desmontadas em 3 fases:

1.Falta de exigência
O Sporting Clube de Portugal é demasiado grande, para que ao 3º jogo sem jogar, porque o problema mais do que ganhar, foi a equipa nunca se ter empenhado em jogar, em disputar a vitória, em fazer jus ao nome Sporting Clube de Portugal.
Ao transmitir o seu apoio total á equipa e ao treinador é o mesmo que esconder a cabeça na areia, é transmitir a ideia que tanto faz a derrota como o empate, o que é importante é termos encostado a Roma á defesa e controlado o jogo, ou aqueles brilhantes??! 15 minutos na Choupana frente ao Nacional.
São essas as vitórias morais que o Clube prossegue? Foram este tipo de vitórias que permitiram o Sporting constituir-se como um baluarte do desporto nacional?
Falta claramente uma cultura de exigência que liberte o Sporting de um discurso medíocre e redondo e que definitivamente o lance para um espaço que é seu.

2.Lesões & contratações
Numa segunda fase do seu discurso Franco explica aos sócios que todas as criticas feitas ao futebol Sportinguista são injustas até porque a equipa SÓ não ganha devido ás lesões em jogadores influentes. Obviamente é um ponto de vista, mas uma equipa de futebol não se resume a 11 jogadores, se o plantel sportinguista é constituído por 25 jogadores por alguma razão é!
Mas Franco sibilino foi lesto (libertando a pressão á volta de Telles e Freitas) ao referir que mais injustas eram as criticas lançadas quer a Pontus Farnerude (Fernando Pontes) e a Carlos Paredes, o primeiro como a tradução bravia do seu nome sugere a réplica de um funcionário público, o segundo tal como sugere o apelido um ícone ao imobilismo e estaticidade. E porque é que Franco catalogou as críticas feitas pelos Sócios Leoninos de injustas? Porque já tivemos exemplos no Clube de jogadores vaiados, que depois se vieram a revelar grandes jogadores e deu como exemplos: Acosta e Romagnoli.
Acontece que Acosta foi vaiado enquanto a equipa não o assimilou e começou a jogar com ele e para ele, o mesmo acontecendo com Romagnoli.
Quanto a Purovic até posso dar o beneficio de dúvida, na mesma medida em que o concedo a Djaló ambos tem características que não são as ideais para o jogo que a equipa pratica, ao passo que de Farnerud e Paredes por muito que se esforcem está visto que dali não sai nada, nem correr, quanto mais jogar á bola!

3.Uma visão do futuro
Franco desmente aquisições em Janeiro pois para ele as contratações a meio da época não resolvem nada, nem no inicio acrescentamos nós!
Depois de uma época sofrida em com uma base de jogadores jovem e talentosa conseguimos terminar a 1 ponto do 1º e ganhar a taça de Portugal, depois de uma época em que projectou uma imagem forte da Academia Leonina e em que fez alarde da excelência da escola Sporting, foram contratados 10 jogadores estrangeiros(Purovic, Vuckcevic, Izmailov, Derley, Celsinho, Gladstone, Marian Had, Pedro Silva, Stoikovic e Ibraim Rabiu-Juniores) e manteve-se a aposta em Pontus e Carlos, conseguindo através de actos de "gestão de activos" colocar em causa as boas intenções verbalizadas pelo Presidente.
Aliás de futebol percebe pouco fruto muito provavelmente do pouco tempo diário despendido ao Sporting, se dedicasse mais uns minutos á presidência do Sporting Clube de Portugal teria todas as hipóteses de se aperceber do intenso trabalho de Telles e Freitas de forma a negociar os talentos para poder comprar á pazada mais Pontus e Paredes para a equipa de futebol.
Ele de facto apenas tem noção de que dos 25 milhões encaixados em transferências*, apenas foram investidos 7 em novos jogadores e isso é o suficiente para o deixar descansado!

*Segundo o prospecto do relatório e contas da SAD o SCP encaixou com transferências de jogadores 25 456 (Quadro 1, pag.7)no entanto foi pública que só a transferência de Nani foi de 25,5 milhões, juntando-se a esta as transferências de Ricardo, Custódio, Pinilla, Carlos Martins, Semedo, Wender, João Alves e Douala. Incoerência? Fraudulência? Incompetência? Ou é só maledicência?

Até quando é que os Sócios do Sporting Clube de Portugal vão permitir a implosão do Clube?


1906

Luta & Resiste!