sexta-feira, 8 de junho de 2007

Conhece o inimigo...


...melhor do que te conheces a ti, e assim poderás derrotá-lo! - Sun Tzu A arte da Guerra.
Eis algumas pérolas do pensamento Franquista em discurso directo no jornal ABola de 6/6/2007 deixo igualmente algumas notas sobre a entrevista publicadas por alguns consócios aqui, e também ali:

Sobre o ecletismo:
<< O Sporting é um Clube eclético, que não pode ser só, até por razões culturais, um clube só de futebol. Não é fácil cumprir essa tradição. Tem de haver uma gestão adequada, porque há a questão complexa do retorno ao ecletismo. A verdade é que esse retorno, em Portugal não existe. Há muito poucas modalidades que possam dar retorno ao investimento. Se me perguntar se eu gosto mais de futebol, não lhe posso mentir. Sempre gostei mais de futebol, mas como presidente do Sporting, não posso deixar de considerar a importância até cultural, de sermos um clube eclético.>>
Nas outras modalidades as comissões são mais baixinhas? É também conhecido pelo mal menor, compra-se a carne e também tem de se levar com ossos!

Sobre o apito dourado:
<Não faço a mínima ideia e o que eu digo é que se fizesse parte de alguns desses orgãos tinha lutado para que isso acontecesse. Neste aspecto estou totalmente de acordo com o benfica. Não há razão nenhuma para que a justiça desportiva nada tenha feito.>>
Admire-se a convicção e o arreganho na defesa das nossas cores! Realmente chega a ser comovente como o presidente Franco defende o futebol, chamando os bois pelos nomes, encostando os inimigos do Clube ás linhas mas, por acaso, apenas por um acaso do destino o Sporting não faz parte da direcção da Liga? O que é que anda a fazer o Rogério de Brito? Ou é como aqueles árbitros que por terem declarado que eram Sporting, quando eram escalados, roubavam forte e feio apenas para ouvirem que tinham sido imparciais?

Sobre a venda de Nani refere que o encaixe feito com a venda de Nani ao MU DE 25,5 MILHÕES entre 25 a 35% dessa verba destina-se a reinvestir no futebol. Desfaz-se em elogios a Jorge Mendes, atribuindo-lhe um grande crédito no negócio.
Parece que de repente se esqueceu que o SC Portugal paga 10 mil euros diários de juros, e que foi um acessor de Mendes quem levou Tello para a Turquia.

As cinco promessas eleitorais:
<< Jornalista: Depois de mais de um anoá frente do Clube,pensa que vai conseguir cumprir o seu programa na totalidade, ou não?
FSF: Nós tínhamos 5 pontos vitais no nosso projecto. O primeiro tinha a ver com a redução do passivo para 100 milhões de euros em várias fases. Já começámos e penso que vamos conseguir. O segundo era angariar novos sócios e este ano esse projecto terá um grande pontapé de saída. O terceiro tem a ver com a estabilização do futebol, e penso que está, pelo menos para já, conseguida. O quarto ponto previa a construção de um pavilhão para as modalidades competirem. Este é um projecto que só pode ser concretizado depois da estabilização financeira.
Jornalista: Por último?
FSF: O quinto ponto da nossa estratégia era dotar o Clube de organização profissional. Estamos a fazer um estudo de simplificação e a curto prazo haverão resultados >>
1º Ponto a redução do passivo, após a venda de Nani ao MUnited foi anunciada uma verba de 5 milhões de euros para reforço da equipa, entretanto já subiu para 9 milhões de euros, tendo já depois disto adquirido o Maradona Rabiu por 1 milhão e 100 mil euros, feito uma proposta por Romagnoli de 1 milhão e 500 mil, estando agora em vias de adquirir Toranzo um argentino que joga na 2ª divisão, já começa a nascer torto…

2º Ponto angariação de sócios – este ano é que vai ser, o SCPortugal vai duplicar ou mesmo triplicar o numero de sócios, vai criar uma forte empatia Clube sócios e uma identificação plena entre Clube, Direcção e Sócios. Os mesmos que segundo as palavras de Franco não tinham razão de existir no futebol moderno, o que interessava era investidores, porque isso da paixão e do amor ao Clube já foi chão que deu uvas.

3º Ponto Estabilização do futebol – Claro que sim depois da aposta na formação, porque estávamos de calças na mão, apesar dos excelentes resultados produzidos, em vez de se continuar a apostar na formação e em jogadores identificados com o Clube, com a sua história e grandeza, vão a correr apostar em argentinos da 2ªdivisão. O Clube a nível de contratações fica estabilizado, o ano passado adquiriram Paredes, Bueno, Farnerud e Alecsandro, este ano existe interesse num argentino que só calça na 2ª divisão, é sem dúvida um começo prometedor.

4º Ponto O pavilhão – A simpatia por um Clube é muitas vezes construída a partir das modalidades. Se o objectivo é criar uma empatia e uma identificação com o Clube de modo a levar a que as pessoas adiram a ser sócias, esta é a melhor maneira. Lembre-se que se o SCPortugal e o slbenfica se tem um carácter nacional muito o devem a modalidades como o ciclismo e o Hóquei.

5º Ponto Organização profissional – Olhando á crua realidade dos números, a estrutura não só não foi simplificada, como cresceu, possuindo nesta altura mais pessoas, a fazer mais tarefas redundantes, com honorários profissionais.E já passou 1 ano e meio.

A sua visão da presidência:
<FSF: Costumo dizer por brincadeira, que gosto de ser presidente do SCP
á segunda, quarta e sexta, não gosto á terça, quinta e sábado e ao domingo
depende do resultado do jogo.>>
Sem comentários

EIS O PRESIDENTE DO SC PORTUGAL!