segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Assembleia Geral 13 Outubro - Comentário da AAS


Recebemos da AAS, um conjunto de crónicas e reflexões, por parte de alguns dos seus membros dos orgãos sociais, sobre a próxima AG de dia 13 de Outubro, pelo que as passamos a transcrever na íntegra:

"12 de Outubro de 2009

"A próxima Assembleia Geral: A Geração da Dívida" por Pedro Faleiro Silva
Aproxima-se mais um momento decisivo para o Sporting Clube de Portugal.

A medida ora apresentada no ponto 2 da convocatória da Assembleia Geral, já anteriormente chumbada em AG de 2008 não teve, obviamente, a resposta esperada por esta geração de dirigentes – A “Geração da Dívida”.

Foi a “Geração da Dívida” que catapultou o passivo do Sporting Clube de Portugal de 30 M€ para 370 M€! Um passivo alicerçado em constantes pedidos de confiança aos sócios, aos anónimos mas realmente notáveis, que foram, ano após ano, anuindo áqueles. Sempre em nome de uma futura equipa competitiva, mas também de um clube auto sustentável, sem passivo bancário, inovador. Tudo em nome da modernização...

Simultaneamente, àqueles que pomposamente surgem como “notáveis”, nada é pedido. Aos sportinguistas com peso na vida económica, social e política de Portugal, nada é exigido ainda que as suas responsabilidades sejam enormes! Não basta aparecer nos jornais ou nas "tribunas" quando o Sporting Clube de Portugal vence. É exigível o orgulho em serem sportinguistas e ajudarem, com a força da sua influência, o clube de todos nós. Seja pela via política ou económica. Seja Presidente de uma Câmara, seja Presidente de um Banco.

Recordamo-nos de, em 2005, ser aprovada a venda de património não desportivo como a panaceia para todos os problemas económicos do clube. Em nome de quê? De uma equipa mais competitiva. Hoje, propõe-se nova aspirina financeira com os mesmos argumentos. Gostaria de saber para quando a apresentação de um antibiótico de combate definitivo a este vírus.

José Eduardo Bettencourt, em campanha, dizia querer unir o clube e as várias sensibilidades. Então porque razão é submetida novamente a mesma proposta que já foi anteriormente chumbada pelos sócios, há cerca de um ano?

Como confiar na “Geração da Dívida” que nos empurrou para este enlameado financeiro, onde a dívida não é dúvida, mas sim certeza?

Como acreditar que a "Geração da Dívida", sendo responsável por tais desideratos é quem nos consegue retirar desta situação, quando, com periodicidade relativa, somos chamados a votar medidas sempre extremas e únicas para o futuro do clube?

Como analisar a próxima negociação de direitos televisivos quando temos Joaquim Oliveira como accionista da SAD e igualmente como principal interessado em adquirir aqueles? O actual contrato termina a 2012/2013.

É esta falta de confiança não individualizada que, infelizmente, sinto que me leva a votar “Não”.

É esta falta de confiança na “Geração da Dívida” que me leva a crer ser crucial para o futuro do Sporting Clube de Portugal o aparecimento de uma nova geração – a “Geração da Responsabilização”.

Ontem, hoje, amanhã...mas sobretudo dia 13, pratiquem o Sportinguismo!

Pedro Faleiro Silva
Conselheiro Leonino e Presidente do Comité Executivo da Associação de Adeptos Sportinguistas




11 de Outubro de 2009

"A próxima Assembleia Geral: A Mudança" por Nuno Manaia Costa
A mudança…que não se vê !

Para estabelecermos mudanças eficazes no nosso dia a dia, precisamos reconhecer o que Somos, o Valor que possuímos, o Poder que temos para mudar, o pensamento daqueles que nos rodeiam.

Já de alguns anos a esta parte ,que no Sporting os seus sócios ,teem sido chamados para votarem processos evolutivos(supostamente!), e que serviriam sempre para nos tornar mais fortes e coesos.

Reparem a quantidade de vezes que nos reunimos em assembleias magnas ,nos últimos anos,sempre para votar acções cruciais para a sobrevievencia do clube,e sem as quais o Sporting poderia ter dificuldade em sobreviver.

Terça feira ,vem aí mais uma… Quase me arriscaria a dizer que para o ano haverá outra, e daqui a 2 anos, uma outra e assim sucessivamente.

Os tempos que vivemos hoje são muito difíceis… Sempre por culpa de papão chamado passivo que desde o inicio do projecto Roquette, cresceu até aos 360 milhões de euros(!!!)… Sempre por culpa de uma serie de medidas que seriam salvadoras,mas foram arrasadoras,Sempre por culpa de uma equipa de futebol que apresenta índices exibicionais nunca antes vistos! E é por aqui que quero ir… Acho que uma coisa não pode ser dissociada da outra!

Que garantias tenho eu que aprovando mais uma engenharia financeira ,no próximo dia 13 de Outubro, o Sporting se tornará mais forte? Os executantes de tudo aquilo que tem corrido mal no Sporting,são mais uma vez os mesmos… E querem que eu confie!

O Sporting vem de um acto eleitoral , que de novo trouxe um Presidente… E SÓ! Porque mais nada mudou! Nada! Eventualmente até terá mudado alguma coisa,como por exemplo a dinâmica de crescimento do numero de associados! A verdade é que por cada 10 novos que se inscrevem , haverá 100 que no Domingo seguinte se vão embora!

Parece que assisto á obra de José Saramago , “Ensaio sobre a cegueira”,de cada vez que vou a Alvalade!

Por mais que nos queiram por a votar sobre mais uma engenharia financeira,nada terá sucesso enquanto não se assumir a falência de toda uma estrutura do futebol que inclui obviamente o seu Treinador.

O Sporting e a sua história não podem continuar a ser humilhados por esses estádios fora. E esta falta de capacidade para reconhecer aquilo que está á vista de todos ,mais uma vez volta-me a dizer que não devo confiar!

O Sporting ,como qualquer organização, como qualquer clube necessita afastar todo o tipo de resistências à MUDANÇA!

A verdade é que só nesta época, reuniões de diagnostico, foram mais que muitas, acções essas nem ve-las! Se não há capacidade para perceber a miséria que é o nosso futebol, se não capacidade para perceber a forma como esta época se iniciou e a forma como ela decorrerá, se não há capacidade para entender as bancadas vazias de Alvalade…

Venham de lá as medidas que vierem ,que tudo não passará de simples analgésicos... que podem suavizar a dor… mas não impedem a continuação do nosso declínio!

Sem mudança…Jamais voltaremos a ter confiança!

Nuno Manaia Costa
Conselheiro Leonino e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Adeptos Sportinguistas




10 de Outubro de 2009

A próxima Assembleia Geral: Confiança! por Luís Pires
Confiança!

O sucesso de uma organização seja ela qual for, ou que dimensão tenha, mede-se pelo sucesso que obtém no ramo em que opera, e pela confiança que estabelece e induz nos vários agentes com que lida na sua actividade diária.

Numa primeira análise temos de perceber como é que medimos o sucesso da nossa organização, neste caso, no Sporting Clube de Portugal, como é que definimos o sucesso, pelos títulos obtidos? Pela transparência de processos? Pelo rigor orçamental ? Pelo lucro?

Sou da opinião que todas estas condições são necessárias, mas no final o que mede o sucesso da nossa organização é a obtenção de títulos! A transparência de processos, o rigor orçamental, o lucro são importantes na medida em que cumprindo ou mesmo superando estes parâmetros será mais fácil a obtenção de títulos! E deve ser esse o foco que devemos ter, e não transformar os “meios para” num fim em si mesmos.

O sucesso é assente em 3 vectores fundamentais: Liderança, Visão estratégica e motivação. Houve alturas no Sporting Clube de Portugal em que havia liderança, mas não havia visão estratégica, depois havia visão estratégica mas não havia liderança ou motivação, houve sempre algo que falhou ao longo dos últimos 30 anos…

E eis que chegámos aos últimos 13 anos em que nos foi apresentado um projecto de raiz, O projecto, transpirava o pioneirismo de pela primeira vez conseguirmos cumprir estas 3 condições essenciais para a obtenção do sucesso, e a miragem do sucesso, impediu o descortinar de bastantes erros de casting nos executantes do projecto, a começar pelo seu próprio mentor, e com a falha das promessas que ficaram por cumprir, sobreveio um novo factor a falta de confiança!

Falta de confiança quando o mentor do projecto prometeu em 1999 que estádio e Academia seriam construídos sem endividamento, falta de confiança quando o ex-presidente Soares Franco promete em 2005, que a venda do património iria baixar o passivo para 150M de Euros e que permitiria ter uma equipa competitiva para a Europa, quando em 2009, a Direcção, em que apenas muda o presidente e cujas as caras são as mesmas há uma serie de anos, nos pede para aprovar a passagem de um activo do Clube para a SAD, qual será o sentimento gerado nos sócios e adeptos? Confiança ou falta dela?

A solução passa pela mobilização de TODA a massa adepta, traçando metas ambiciosas e unindo-a em torno de uma mesma visão do Clube como entidade una, não passa de todo pela motivação do adepto das bases, que se limita a pagar cotas e a sofrer para que a bola entre. A solução passa de facto por motivar a participação dos notáveis, das forças do Clube. O Sporting tem de facto muita gente de qualidade com visibilidade e preponderância na sociedade, empresas, bancos, política, que na altura de poderem ajudar o Clube, assobiam para o lado e fingem não ser nada com eles, se somos de facto assim tão diferente, provem-no com acções e não com intenções!

Que ninguém se demita das suas responsabilidades!!

O Sporting Clube de Portugal precisa de todos, todos somos necessários!

Luís Pires
Conselheiro Leonino e membro dos Órgãos Sociais da Associação de Adeptos Sportinguistas



9 de Outubro de 2009

"A próxima Assembleia Geral" por Nuno Caetano
Aborreça-me Senhor Presidente!

Durante a campanha para as últimas eleições, o Presidente do Conselho Directivo do Sporting disse, numa entrevista televisiva e a propósito do passivo do Sporting, que não ia “aborrecer os sportinguistas com números”.

Acrescentou ainda José Eduardo Bettencourt que é "preciso descobrir fórmulas de resolver o assunto e voltar a atrair e seduzir os sócios. A ouvir falar de passivo ninguém se diverte". Como também não me divirto a ver jogar o “Sporting 2009/2010”, cheguei à conclusão que, mal por mal, prefiro ser aborrecido com números e lanço um apelo: “Por favor, aborreça-me Dr. Bettencourt”.

Aborreça-me e explique-me porque valor o Conselho Directivo propõe transmitir a posição social que detém na Sporting Comércio e Serviços, S.A. para a Sporting SAD.

Aborreça-me e explique-me porque razão se escolheu esta altura da vida do clube, já tão conturbada, para votar esta medida.

Aborreça-me e explique-me se ela faz parte da revisão do plano de reestruturação financeira timidamente anunciado num jornal generalista em dia de feriado nacional.

Aborreça-me e faça com que fique mais esclarecido para poder votar em consciência na próxima Assembleia Geral.

E, já agora, aborreça-me mais um pouco, Senhor Presidente, e explique-me porque razão no Sporting se reage e não se age e que, por causa disso, o local da realização da Assembleia Geral já foi alterado em virtude do auditório não comportar o número de pessoas que se espera que esteja presente nesta Assembleia, após alertas de muitos e variados sportinguistas?

É que já aborrece…!

Mas fique tranquilo, Senhor Presidente, que, mesmo que me responda a estas perguntas, nunca me aborrecerá tanto como me tenho aborrecido nos últimos fins-de-semana desde que a presente temporada começou…

Nuno Caetano
Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Associação de Adeptos Sportinguistas
"

1906

Luta & Resiste!

2 comentários:

http://balakov10.blogspot.com/ disse...

Foram sempre os povos que fizeram as verdadeiras revoluções... elas nunca vieram (nem virão!) "de cima"

Hoje, mais do que nunca, o Sporting precisa de uma revolução.
Vamos todos dar o nosso contributo (por singelo que seja), pois só assim poderá haver mudança.

Sportinguistas, em mome deste grande clube, não se demitam das respectivas responsabilidades, nem que seja preciso ir até ao fim do mundo!

Temos que acabar com a corja instalado e dar um novo rumo ao grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Anónimo disse...

Meus amigos, quem detém o poder no Sporting vai continuar a promover a legitimização para fazer as negociatas que lhe pode garantir os milhões em proveito próprio e dos seus amigos, com o "homem invisível" como líder do processo.É assim de há 10 anos para cá. Ele não dá a cara e, por isso, está salvaguardado da ira dos adeptos. Deixa essa despesa para PB, JB e outros que por lá passaram. MRT é o grande responsável pelo estado financeiro/desportivo do Sporting e o grande "estratego" para sugar o Clube até ao tutano. Falta saber quem vai apagar a luz?