quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aniversário do Sporting - Correio dos leitores


No âmbito do aniversário do 104º Aniversário do Sporting Clube de Portugal, recebemos esta carta do sócio nº6513, que passamos a publicar:


"Não se pode apagar os anos vividos, não se podem empilhar ordenadamente num canto e depois virar as costas deixando-os ali.
Podemos removê-los da mente e esquecê-los, mas não para sempre porque mais cedo ou mais tarde chega o dia em que eles retornam.
E nesse momento damos-nos conta de viver o presente quase como uma mentira.
É esta a coisa mais horrível e simultâneamente mais bela... não nos podemos esconder do nosso passado.
É como uma flecha que faz esquecer as coisas fúteis, vazias e que faz surgir as sensações fortes dos cantos de gáudio e dos gritos de raiva.
Dos abraços e dos encontrões na bancada. Riso e choro que vivemos em épocas diferentes...mas eramos os mesmos e estávamos juntos.

Nos ultimos anos o sonho foi desaparecendo sem darmos conta e tiraram-nos quase tudo. Tiraram-nos o direito de viver a nossa paixão da maneira que aprendemos a vivê-la, com a transmissão das histórias, os exemplos, as recordações e as esperanças de todos. Agora querem tirar-nos a dignidade da intolerância, do protesto, da consciência de tentar cumprir aquilo que pensamos ser o nosso dever. Mas penso que não o conseguirão. Juntos, os que quisermos, teremos o antídoto.

Na noite antes de partir estive no exacto local do velho Alvalade, para sentir aqueles leves murmurios, que durante o dia não se sentem devido ao ruído feito pela cidade à sua volta, para ouvir os fantasmas de um grande Clube que escutados atentamente narravam os acontecimentos que já me tinham sido contados ou mesmo por mim vividos e que todos gostaríamos de continuar a ouvi-los ou a vivê-los. Nenhuma foto, nenhum documento, consegue descrever essas histórias com tanta perfeição nem todas as verdades que queiramos descobrir. Ninguem nos poderá dizer quem ou porquê, melhor que o ar do velho Alvalade...de noite.

Passados todos estes anos, continua a ser Ele o centro, o fulcro, a razão e o motivo. Mesmo demolido, destruído e privado do seu espaço, continua vivo! Sai apenas de noite, para não disturbar, diz ele. Na verdade envergonha-se pelo outro e isso deixa-o nervoso. Por isso pegou-me no coração pelas orelhas e gritou-me para não desistir, para continuar a amar, apoiar e proteger aquela criança vestida de Verde e Branco que, com ranho no nariz e os joelhos esfolados, corre atrás de qualquer bola, aquele rapaz ousado que tem fôlego para tudo e não tem medo de ninguém, aquele homem com os punhos cerrados que luta até cair mas que nunca cai, aquele velhote que abana a cabeça e contesta mas está sempre lá.

Há mais de um século e por mais mil que venham.

Sempre contigo SPORTING!

Faz hoje precisamente um ano que escrevi este texto que acabaram de ler. Como "recompensa" tive o pior ano da história do clube (pelo menos que eu me lembre).
A época acabou e a insatisfação já passou. Já se esqueceram. Já está tudo bem, para a maioria já está tudo bem...mas para mim não e penso que para todos NÓS, que SOMOS de facto SPORTING, não está.
Chegou a hora de MOSTRARMOS quem SOMOS e de nos AFIRMARMOS sem nada a temer.
Vou tentar explicar quem SOMOS.

NASCEMOS e no primeiro vagido MOSTRAMOS de imediato o que SOMOS ao médico que NOS vira para NOS fazer chorar. Funciona como um pontapé nos colhões (do médico como é óbvio) porque a primeira palavra não é mãe, obviamente é “SPORTING” (ou “benficamerda” para os mais precoces) e a partir daí FAZEMOS o contrário de todos os outros, SOFREMOS uma sensação desumana, de tal forma que o sofrimento passa a ser uma sensação normal, ou melhor, METEMOS de parte esse sentimento para que POSSAMOS regozijar-NOS ainda mais naquelas poucas vezes que NOS toca a NÓS disfrutar da glória. No fundo é um retrato da vida da maioria de NÓS, já que TERMOS de NOS levantar todas as manhãs para encarar este mundo de merda não é muito diferente
Ser do carnide ou do porto ou outra merda do género é como procurar o alívio através da droga. Eles são como drogados e NÓS SOMOS os sãos.

Por mais que tente nunca conseguirei compreender como é possível não se ser como NÓS SOMOS.

NÓS SOMOS SPORTING. O SPORTING não é um clube, O SPORTING é uma fé, O SPORTING é um amor, é um matrimónio solene no qual ACEITAMOS a boa e a má sorte, alegrias e sofrimentos. SOMOS o último reduto da liberdade, da coragem e da dignidade. O SPORTING SOMOS NÓS. O SPORTING é um estado de espirito, é o orgulho de COMBATERMOS lado-a-lado, é o sentimento de PERTENCERMOS à minoria. O SPORTING é algo que existe dentro de NÓS e que não sai. O SPORTING é um valor, é sentimento no seu estado mais puro. NÓS IDEALIZÁMOS um clube ao qual QUEREMOS retribuir com sentimento, valor, tornando-o num ideal e num estilo de vida. SOMOS orgulhosos porque RESISTIREMOS sempre, a tudo e a todos.

Nunca NOS VERGAREMOS ao destino, às mortes, aos desastres, às desgraças, aos postes e às traves. As derrotas dentro do campo de jogo, mesmo se humilhantes, nunca NOS arranharão. CAMINHAREMOS sempre em frente, de cabeça erguida, sem NOS ENCONDERMOS. Aos NOSSOS filhos contaremos a NOSSA lenda, a NOSSA história, o NOSSO passado, a NOSSA glória. Essas são as NOSSAS raízes. Um povo sem passado e sem raízes não tem futuro. Por isso a NOSSA lenda deverá ser transmitida para todo o sempre. Mas isso não chega. É fundamental passar para os NOSSOS filhos que “tifare” SPORTING significa ter coragem, coragem de SERMOS diferentes daqueles que, por uma questão de fanfarronice, são adeptos de clubes populares, adeptos das maiorias. É fundamental fazê-los compreender que na vida não é certo ALINHARMOS com as maiorias, porque isso só demonstra debilidade e cobardia. O mais importante é a NOSSA dignidade.

TEMOS dignidade para dar e vender e esta é a única coisa que os poderosos e as maiorias nunca poderão comprar. Aos NOSSOS filhos DEVEMOS narrar aquilo que foi e o que representa o SPORTING e não aquilo que poderá vir a vencer. Óbviamente que sem nunca PERDERMOS a ambição, sem DESDENHARMOS as vitórias...mas TEMOS de ir mais além. As derrotas TORNARAM-NOS fortes, as derrotas não NOS afastaram porque as derrotas não NOS abatem. SOMOS gente que não ALINHAMOS com os poderosos, ODIAMOS as injustiças, os prepotentes, a arrogância e o autoritarismo tanto na vida como no futebol. Os cobardes alinham com o poder enquanto NÓS SOFREMOS humilhações de cabeça erguida, gritando com orgulho a NOSSA diferença e a nossa fé. Sempre orgulhosos de SERMOS SPORTING!

O coração do SPORTING baterá para sempre. SEREMOS NÓS que não DEIXAREMOS que ele páre. Os dirigentes passam, os cúmplices morrem, os jogadores vão e vêm e os cobardes parasitas calam-se e vendem-se aos dirigentes e à polícia, mas alguém de NÓS estará lá sempre pronto para o combate porque é a NÓS que o VELHO ALVALADE pede que as suas memórias sejam transmitidas e que a sua história seja contada. Não são os dirigentes, nem os jogadores e nem os vendidos. SOMOS NÓS os eleitos porque não SOMOS mercenários. SOMOS NÓS que andamos na rua a combater em nome do SPORTING, a gritar o nome do SPORTING, com a altivez e o orgulho por sentir que o SPORTING é NOSSO. O SPORTING é uma entidade NOSSA, é algo que NOS pertence. É um principio, é um ideal, um valor, uma fé, uma força. Algo que DEVEREMOS sempre defender e conservar. É a NOSSA vida ou pelo menos grande parte dela.

Só quem é dos NOSSOS é que sente isto.

Só quem é SPORTING é que entenderá isto.

Há mais de um século e por mais mil que venham!!!

MIGUEL D' ALMADA

sócio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL nº 6513"


1906

Luta & Resiste!

4 comentários:

Anónimo disse...

Presunção e água benta...

Deves ter colocado os óculos ao contrário...

A tua resenha não passa da reza de um moribundo!

Deves ser alguma corujinha que vê raposões em tudo que não seja verde!

Não vês o quão ridicula é essa tua proclamação de amor por algo que já há muito morreu...

Bin Laden disse...

BRUTAL!

Venho dar-vos a notícia do aparecimento dum novo blog sportinguista

sporting74.blogspot.com

Obrigado

Bin Laden disse...

Benfica e Porto escalpelizados por aquilo que, respectiva e efectivamente, são: "uma doença mental" e "um complexo de inferioridade"...

Toda a Guerra Santa em
sporting 74.blogspot.com

Saudações Leoninas!

anti-anónimo disse...

ó anónimo vai para a cona da tua mãe.