quarta-feira, 4 de junho de 2008

Por linhas tortas...



De fora... para já
MÓNICA SANTOS, em Nyon [Suiça]

A Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu-se ontem pela não admissão do FC Porto na Liga dos Campeões de 2008/09 "após analisar matéria envolvendo o alegado suborno a árbitros da Liga Portuguesa em 2003/04". Numa curta comunicação publicada, ao início da tarde, no site daquele organismo, a UEFA explicou que a condenação do clube no processo "Apito Final" corresponde a ao previsto na alínea d) do ponto1.04 do Regulamento de Competições da Champions que determina que nenhum clube pode "estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a viciar ou influenciar o resultado de um jogo".

O FC Porto anunciou imediatamente a intenção de recorrer para o Comité de Apelo da UEFA, ao qual terá de chegar a defesa - baseada nas questões em torno da retroactividade da norma em causa; na sua aplicação a outros clubes e no facto do recurso apresentado por Pinto da Costa no CJ da FPF sobre o "Apito Final" aproveitar ao clube - num prazo de nove dias úteis. A derradeira instância de recurso, em caso de nova decisão desfavorável, será o Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausana, na Suíça.

A exclusão do FC Porto resulta na entrada directa do Guimarães para a fase de Grupos da Liga dos Campeões e a passagem do Benfica da Taça UEFA para a última eliminatória da Champions, enquanto o Braga acede directamente à Taça UEFA."In Ojogo 5/6/2008

Após muitos anos em que a corrupção e o tráfico de influências era uma maneira de estar no futebol, lembramos entre outros Adriano Pinto e os seus xitos que fizeram história em Portugal.
Pinto da Costa foi condenado por corrupção desportiva e numa jogada de mestre, preferiu não recorrer do castigo de forma a que os pontos fossem retirados ao Porto ainda esta época, já que contava com uma diferença de cerca de 20 pontos para os rivais mais directos.
Na altura a Liga de Clubes decidiu castigar o Clube com a perda de 6 pontos e Pinto da Costa com a suspensão de 2 anos.

O Clube decidiu não recorrer do castigo, Pinto da Costa decidiu recorrer, ora o que aconteceu foi que a Uefa decidiu castigar o Porto com um ano de suspensão das provas europeias, fundamentando o castigo no não recurso da sentença do Clube, por outras palavras - no assumir da culpa nos actos que lhe são imputados.

Mas a esperteza "Tuga way of life",contam-se espingardas e trunfos escondidos, começando a emergir com o argumento que como a acção de contestação de Pinto da Costa foi a única que entrou no tempo, pode-se juntar a esta a contestação do Clube.
Resta saber se a UEFA vai no conto do Papa.

Miserável tem sido a posição do Sporting CP em todo este processo, sendo cumplice na direcção de uma Liga que insiste na protecção a interesses instalados, compadrios e cambalachos. Mas o porque é que é que o Sporting ainda se faz representar na direcção desta Liga?

ps: E o que dizer da entrevista de Pinto da Costa ontem á SIC, como presidente do FCP, não estava suspenso pela Liga? Aguardamos o castigo a esta violação do castigo imposto pela Liga de Clubes.

1906

Luta & Resiste!

Sem comentários: