sábado, 8 de setembro de 2007

É deixá-los pousar...

Decorridas que estão as 3 primeiras jornadas Liga e começamos a ter uma antevisão de como vai ser disputado este campeonato dentro e fora das quatro linhas.
Assim um erro de arbitragem que deu origem ao golo que viria a derrotar o SCP frente ao fcporto, teve cobertura por parte da comissão de arbitragem encabeçada por Vitor Pereira num comunicado tortuoso, já contrariado por grandes nomes da arbitragem como Diaz Vega ou Pierluigi Collina.
Nesse comunicado é citada a regra oficial, depois é citado um "documento de conclusões" editado em Agosto de 1992, depois de uns cursos de árbitros, que aparentemente tem mais força e validade do que a própria regra oficial. Este espectacular esclarecimento técnico faz o remate com a seguinte sentença:

"Em conclusão, entende a Comissão de Arbitragem da Liga que, ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, PODE ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso do guarda-redes tocar a bola com as mãos."
Portanto, graças uma interpretação que tem por base um "documento de conclusões" (Qual a validade legal? Sobrepôe-se ás regras oficiais da FIFA?), feito no verão de 92 a Comissão de Arbitragem emana uma sentença clara e objectiva em que um PODE, volta a deixar ao humor do árbitro na altura a análise da questão.

Este PODE torna-se tão ou mais importante na medida em que na jornada seguinte foi a vez do SCPortugal reclamar lance idêntico no jogo com o CFBelenenses, sendo que com este esclarecimento técnico permite-se reter o seguinte corolário: Em condições PTN (Pressão e Temperatura Normais) o mesmo lance PODE ser apitado de formas diferentes, conforme as equipas em jogo!

Já nada nos espanta este Sr. Vitor Pereira que sempre se disse Sporting, não hesitando em prejudicar o SCP de forma visível apenas para manter a aura de isento e justo, em contraponto grande parte da sua carreira teve lugar durante os 80 e 90, onde a impunidade era total e para se subir a presidente da C.A. da Liga e tendo em atenção que as evoluções numa carreira na arbitragem eram e são tudo, menos meritocràticas, PODEMOS estar na presença de um protegido pelo sistema.

Por falar em sistema e para dar algum contexto real e de como as coisas se passavam á época de Vitor Pereira contamos uma pequena história:
Estávamos em 1992 (????) e na base aérea de Montereal trabalhava um civil de nome Mário Leal a que juntava as funções de árbitro aos Fins-de-Semana, todos os Sportiguistas concerteza estão lembrados dos autênticos concertos de apito perpetrados por este sr.

Ora este sr. Mario Leal quando na sequência desses episódios era apertado no seu local de trabalho, tinha os seguintes ditos e passo a citar:
-"Quero lá saber disso, o que eu preciso é trazer é ter dinheiro para as compras dos putos no Natal!"
-"O importante é termos saúde e cuidar da família!"
-"O que recebo aos fins-de-semana é mais do que recebo aqui na base!"

E o certo é que evoluiu na carreira á sua maneira com vivenda e honda á porta, guito prás prendas dos gaiatos e viagens para toda a família.
Mais recentemente voltou-se a juntar a tertúlia da Base Aérea de Monterreal numa vivenda no Montijo propriedade de um tal de Elmano Santos (actualmente árbitro da Liga profissional), onde este e muitos outros episódios foram recordados, que concerteza serão alvo de futuras crónicas.

A pergunta que fica - Quem é hoje Mário Leal no futebol português?
Ah! pois é, mas a evolução na carreira também depende do grau de refinamento apresentado...

1906

Luta & Resiste!

1 comentário:

O Anti Lampião disse...

é mesmo caso para dizer, Acredite quem quiser !!!

http://oantilampiao.blogspot.com/2007/09/caso-mantorras-arquivado.html