segunda-feira, 30 de março de 2009

And now the end is near...


Foi ao som desta música que abriu e fechou o VIII Congresso.
Uma estranha metáfora sobre esta fase da vida do Clube ao fim de 103 anos.
As músicas e as imagens escolhidas com enfoque nas modalidades e nos adeptos, de grande fervor Sportinguista, acabaram por não ter sequência nas recomendações aprovadas/reprovadas em plenário.

Sinal+
A organização ao nível da logística e da aparência.
Foi um evento bonito que pretendeu reunir e discutir o Clube com elevação e democracia.
Sinceros agradecimentos a Ernesto Ferreira da Silva e á sua equipa que mostrou organização e competência, na linha aliás do exelente trabalho desenvolvido aquando do centenário.
O jantar de sábado.
400 sócios que aceitaram estar durante um dia e meio a discutir o Clube.
210 recomendações.

Sinal-
As inerências, o que implicou logo á partida um defice de representatividade do Universo Sportinguista, sendo a esmagadora maioria dos inerentes de pensamento orientado pró-direcção.
O mau almoço de sábado.
Aprovação/rejeição para o plenário, de recomendações contraditórias nas secções.
Reprovação da recomendação "A gestão do clube deve estar focada no sócio".
As figuras degradantes a que se sujeitam Paulo Abreu, Oliveira e Costa e Menezes Rodrigues.

Destaques:

Desafios do ecletismo

Recomendação 1
Construção de um pavilhão

Recomendação 4b
Com pelo menos 2500 lugares.

Recomendação 31
O CD deverá ponderar a construção no perimetro da Academia de espaços destinados aos desportos ao ar livre, como o tenis ou o ftsal, para fruição dos interessados, mediante o aluguer que permitisse assegurar o retorno do investimento e a sua manutenção.


Sustentabilidade financeira

Recomendação 13
Receitas – Aumento através do ecletismo
Assumir e apostar no ecletismo como forma de garantir a grandeza do Sporting e de incrementar receitas (i) quer indirectas,(ii) quer com o aumento da prática não competitiva, desde que exista Unidade e Solidariedade no Clube., (iii) quer, ainda, implementando nas modalidades uma lógica idêntica à da Academia no futebol, como aposta no ecletismo do Sporting, procurando o aumento de proveitos com pólos de formação pagos e fonte de atletas para o futuro.

Recomendação 16
Receitas - Saúde
Criação de Centros de Fisioterapia do Sporting e do conceito de “Check Up
desportivo”

Recomendação 21
Racionalização de Custos
Determinação objectiva do valor dos custos de pessoal do futebol (SAD) com
base na fixação de rácios entre custos e receitas correntes de exploração em
linha com as melhores práticas )

Recomendação 26
Organização – Auditoria externa
O Clube deve realizar auditoria externa, com a evolução financeira e
patrimonial, no período de 1995 a 2008, ano a ano, por uma das 4 maiores
empresas de auditoria do mundo, a todas as empresas do universo Sporting,
incluindo às contas consolidadas, para (i) ser emitido um Livro Branco, (ii) ser
divulgada em Assembleia Geral e (iii) ser posteriormente efectuada divulgação
no site do Clube. Esta Auditoria deverá ser supervisionada por uma Comissão
de Sócios a ser eleita em Assembleia Geral.

Recomendação 27
Financiamentos – Operação financeira
Que seja estudada uma operação financeira que alivie a tesouraria do Sporting,
desde que seja evitado o aumento das despesas correntes; operação esta que
se pode consubstanciar na emissão de um empréstimo obrigacionista ou na
criação de um fundo, remunerado, utilizado para comprar dívida do Clube à
Banca.

Recomendação 28
Relações Grupo Sporting – Uso marca Sporting
Que a SAD pague ao Sporting Clube de Portugal o direito ao uso e utilização
da marca SPORTING.


Sócios e adeptos

Recomendação 16
Dia do Leão
Em homenagem a todos os “Leões que caíram” na defesa das suas cores, o dia 7 de Maio
deverá ser adoptado como data simbólica para homenagear todos aqueles que merecem a
nossa estima e o nosso reconhecimento por terem falecido enquanto apoiavam o Clube,
passando a ser o Dia do Leão, para os Sócios e Adeptos, com a organização de vários eventos que promovam a condição de Sportinguista e que exaltem o espírito e cultura Sporting.

Recomendação 33
Figuras Ilustres
Importa fazer regressar à casa-mãe figuras ilustres do ideal Sportinguista como meio
indispensável de fazer renascer a mística do Clube.

Recomendação 23
Estádio - Sector Ultra
O CD deve criar um Sector Ultra na Superior Sul do Estádio (Curva Sul) com todos os grupos organizados de Adeptos, para onde também deverão ser vendidos acessos nas bilheteiras, para que aqueles que não pertencem a nenhum grupo também aí possam participar no apoio à equipa.

Recomendação 62
Quotização - Facultativa
Deverá ser criada uma quota facultativa de valor fixo ou variável, com respeito pelos Estatutos e com possibilidade de consignação a uma finalidade ou modalidade (que poderá ser de alta competição), tendo em vista o rejuvenescimento dos Sócios beneméritos.


Modelo estratégico do Futebol

Recomendação 1
Política desportiva
O modelo estratégico do futebol deve assentar essencialmente nos jogadores oriundos da formação, contando com dois ou três reforços que confiram uma mais valia efectiva à equipa.

Recomendação 2
Política desportiva
O Sporting deverá seguir o seu próprio rumo, lutando pela verdade desportiva, sem alianças com outros clubes.

Recomendação 11
Transmissões televisivas
A Sporting, SAD deverá diligenciar junto da LPFP e da Olivedesportos para que os jogos com transmissão televisiva se realizem: o primeiro, na sexta-feira à noite e o último com início, o mais tardar, às 19:45h de domingo, devendo ainda ser feita a experiência de um jogo às 12h de domingo.

Recomendação 14
Sistema de Jogo da Equipa Profissional
A equipa profissional de futebol deverá jogar com o mesmo sistema de jogo utilizado nas camadas jovens.

Recomendação 16
Alteração da denominação da Sociedade Desportiva de Futebol
Em sede de Assembleia de Accionistas, deverá ser proposta a alteração da actual denominação da Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, para: Sporting Clube de Portugal – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD

Recomendação 23
Bilhética – Venda Núcleos
Deverá ser confirmada a disponibilização de bilhetes aos Núcleos no prazo máximo de oito dias antes da data da realização dos jogos e facilitado o modo de pagamentos dos mesmos, se possível até 48 horas antes do jogo e por Multibanco ou transferência bancária.

Ao contrário de toda a comunicação social, que preferiu destacar as recomendações dos capachos situacionistas - Oliveira e Costa & Dias Ferreira, estes são os nossos destaques, que irão ser submetidos á decisão dos sócios na AG de dia 17 de Abril.

1906

Luta & Resiste!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Armagedeon Matos


Deixamos a entrevista com o Sportinguista Luis Aguiar de Matos:

"A poucos dias da decisão de avançar com uma candidatura à presidência do Sporting, o empresário e conselheiro leonino Luís Aguiar de Matos não poupa a gestão da actual direcção. Membro da comissão organizadora do Congresso Leonino, que arranca amanhã em Santarém, Aguiar de Matos vai esperar pelo resultado deste encontro e pela Assembleia Geral do clube para decidir a sua candidatura.

PÚBLICO - Vai ser candidato à presidência do Sporting?
LUÍS AGUIAR DE MATOS - Está equacionada uma candidatura encabeçada por mim, mas ainda não tomei a decisão definitiva. Só a tomarei depois do Congresso e depois da Assembleia Geral, que vai decidir a emissão dos VMOC [Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, que configuram um aumento de capital da SAD], no âmbito do plano de reestruturação económica apresentado pela actual direcção. A minha decisão está dependente de ver bem o que os sportinguistas querem para o clube e se isso está de acordo com a minha visão.

Conta com o apoio de Dias da Cunha?
Não falei com ele, mas já me chegou aos ouvidos que se terá disponibilizado para acompanhar uma candidatura, que lhe pareça credível, às negociações com a banca. Este é um dado importantíssimo.

O que critica no projecto de reestruturação económica da actual direcção?
Eu sou contra a emissão dos VMOC, que na prática são um empréstimo obrigacionista que, ao fim de cinco anos, se transformam em acções da SAD. Numa linguagem simplista, um empréstimo obrigacionista, no verdadeiro sentido, tem de ser devolvido em dinheiro dentro de um determinado prazo, neste caso é convertido em acções. De momento, o universo Sporting participa na SAD com 70 por cento de acções. Para manter a maioria accionista, terá de acompanhar o aumento de capital resultante na conversão dos VMOC. Será preciso pôr alguma coisa de valor, de palpável, dentro da SAD para que a banca torne firme um empréstimo obrigacionista destes. Por isso é que querem transportar a Academia e, mais tarde, o Estádio para a SAD. O que significa que o clube perde mais duas fontes de receitas.

Considera correcto que, antes das eleições, seja proposto um plano de reestruturação económica, que irá condicionar os próximos anos do clube?
De maneira nenhuma. Está a ser hipotecado o futuro. Faz lembrar um bocado a história do Freeport: esta direcção está em gestão e não pode tomar grandes decisões. E esta é uma decisão importante e profunda, que pode condicionar decididamente o futuro.

As eleições vão realizar-se também numa altura em que já deveria estar preparada a próxima temporada…
Será um salto no escuro, mas por culpa do poder instituído, como tem sido prática corrente desde o utópico projecto Roquette. Aquilo que eu defino como o “roquetismo” e o “continuísmo”, que passa por criar dificuldades a qualquer candidato alternativo, com cenários assombrosos e desastrosos, para dissuadir as pessoas a candidatarem-se à direcção.

Onde está o resto do dinheiro?

Acha que há uma oligarquia a governar o Sporting?
Claro que há. O que tem sucedido é uma sucessão dinástica na direcção do clube. Começou no Pedro Santana Lopes, que era o “testa de ferro” de Roquette. Seguiu-se o próprio Roquette e depois Dias da Cunha. Tudo por cooptações. O próprio Dias da Cunha chegou a dizer que a presidência seria assumida transitoriamente por Soares Franco, para depois assumir o cargo Ernesto Ferreira da Silva. Isto não é uma sucessão dinástica? A mim, dá-me a impressão de que estão todos a tapar-se uns aos outros. De quê? Não sei. Mas também deixo aqui uma pergunta: esta direcção, que disse e propalou que tinha sido a salvadora do Sporting, foi também aquela que maior encaixe financeiro realizou na história do clube. Entre a venda de património não desportivo (46 milhões de euros), o retorno da venda do passe de Nani (25 milhões), três idas seguidas à Liga dos Campeões (30 milhões) e as receitas decorrentes da venda dos terrenos do antigo estádio (29 milhões), encaixaram 130 milhões de euros, mas na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está declarado que o abate ao passivo cifrou-se em quatro milhões, o que representa três por cento desse valor. Onde está o resto? Não estou a dizer que alguém o tenha, mas aquilo que duvido é que tenha sido bem utilizado. Isto foi um autêntico Euromilhões e não há nada mais para receber, a não ser as receitas correntes e triviais.

Qual a verdadeira dimensão da crise que o clube atravessa, na sua opinião?
Tal como diz Dias da Cunha, o clube corre sérios riscos de acabar. Isso é verdade e é preciso dizer aos sócios e adeptos. Se a direcção está permanentemente a desviar receitas do Sporting clube para a SAD, privilegiando este negócio em detrimento do negócio do clube, é claro que o clube acaba. E a curto prazo, o Sporting clube irá perder a maioria de acções da SAD, se aparecer algum investidor interessado em adquirir capital. Só restará o futebol profissional e acabará tudo o resto que é o clube. O dr. Filipe Soares Franco já deu entrevistas em que deixava claro que o Sporting até se geria com alguma tranquilidade, mas o que atrapalhava eram os sócios.

Concorda com a ideia lançada pela direcção de realizar uma Assembleia Geral (AG) referendária para votar o projecto de reestruturação financeira?
Em princípio concordo, por uma razão muito simples: é possível fazer uma AG com 200 a 500 sócios, mas se forem mais, já é impossível. Defendo, contudo, que não se deve dar peso de voto aos participantes [que está dependente do número de anos como associado], atribuindo a cada sócio apenas um voto, mas estabelecendo um limite mínimo de anos de sócio para participar. Votariam apenas os sócios mais maduros e que conhecem melhor o clube.

A direcção tem acusado os críticos de não apresentarem projectos alternativos...
Não é verdade. Há vários grupos de sócios que já publicaram vários trabalhos. Agora, por muito bom que seja o projecto que se apresente à actual direcção, ela considera que não presta, dentro daquele espírito de se perpetuar no cargo. Consideram todos maus. Por outro, não pode ser apresentado nenhum projecto financeiro englobante sem falar com os bancos. E, para ser recebido pela banca, terá de haver legitimidade para tal, que só será conferida por uma eleição.

Coincidências entre BES e Soares Franco

Como é que uma candidatura que se apresente como alternativa à actual direcção poderá, em tão pouco tempo, apresentar um projecto financeiro alternativo e cumprir as obrigações actuais do clube?
Eu não digo que seja fácil e não vai ser. Até porque o clube, como já referi anteriormente, já recebeu 130 milhões de receitas, restando pouco mais. Agora, o dr. Filipe Soares Franco, que diz ter sido o “salvador do Sporting”, segundo as suas próprias palavras, que recebeu este inédito encaixe financeiro e gastou-o como quis, vai-se embora e deixa os cofres vazios? Então como é que ele salvou o clube? Só o teria feito se saísse e deixasse o Sporting com um saldo bancário suficiente para enfrentar os problemas.

O projecto Roquette e os seus sucedâneos fracassaram?
Na altura em que o projecto Roquette foi apresentado dei uma entrevista onde afirmava que estava a ser constituído um emaranhado tal de empresas, que impossibilitasse, no futuro, alguém saber qual era a verdadeira situação económica e financeira. Esta teia de empresas permitiu uma engenharia financeira e contabilística, com resultados transitados de um lado para o outro, com a qual não concordo nada.

A proximidade de Soares Franco em relação ao BES foi benéfica para o clube na renegociação do pagamento da dívida bancária?
Verifico que uma grande maioria dos membros do Conselho Leonino eleitos pela lista de Soares Franco, são, ou foram, funcionários de topo do BES. O mesmo acontece no Conselho Fiscal, onde está [José Maria Espírito Santo] Ricciardi [vice-presidente deste órgão]. Repare a similitude das situações: quando é que Soares Franco diz que se vai embora? Quando o BES diz que, face à crise que assola o mundo, irá cortar com os financiamentos para o futebol depois desta temporada. O dr. Filipe Soares Franco, com todo o mérito que terá e que eu não lhe nego, sempre tem gravitado em empresas que são maioritariamente detidas pelo BES. Portanto, em relação à pergunta que faz, considero que esta familiaridade não é desejável. Nas últimas eleições, a candidatura encabeçada pelo juiz desembargador Sérgio Abrantes Mendes, considerou mesmo Soares Franco um “empregado do BES”.

Apoiou a candidatura de Sérgio Abrantes Mendes em Abril de 2006. Estão agora zangados?
De maneira nenhuma. Ele adiantou-se e anunciou que estava a pensar candidatar-se, mas eu se avançar, vou como cabeça de lista. Se não me candidatar não vou como coisa nenhuma."

1906

Luta & Resiste!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dias de Apocalipse


Dias da Cunha: «Daqui a 10 anos clube já não existe»
ANTIGO DIRIGENTE ABORDA CONGRESSO LEONINO


Dias da Cunha, antecessor de Soares Franco na presidência do Sporting, vai faltar ao "beija-mão" que considera ser o oitavo Congresso do Sporting, este fim-de-semana, em Santarém, antevendo o fim do clube em 10 anos.

"Desprezo totalmente essa encenação a que chamaram congresso. Não passa de um beija-mão real para prestar vénias ao presidente por quem não tenho a mínima consideração", afirmou Dias da Cunha à Agência Lusa.

O evento acontece depois de um interregno de 13 anos, reunindo 414 delegados e mais de 200 recomendações, com o objectivo de preparar o clube para o futuro.

"Se isto for levado por diante e os sócios não se opuserem, o Sporting, daqui por 10 anos, já não existe. E estou a ser optimista", criticou Dias da Cunha, referindo-se ao plano de reestruturação financeira do Conselho Directivo, liderado por Soares Franco, que fora seu vice-presidente.

Segundo Dias da Cunha, ainda está por explicar o plano de emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) de 55 milhões de euros "e a passagem dos únicos investimentos que ainda restam" (a Academia de Alcochete e o Estádio José Alvalade) para a SAD dos "leões", segundo o projecto da actual direcção, visando reduzir o passivo dos actuais 245 milhões de euros para 141 milhões de euros.

O antigo presidente sportinguista teme que a SAD "caia" depois em mãos que não as dos sócios do clube, já que o domínio daquela sociedade anónima ficará para quem possuir "a maioria dos papéis do empréstimo obrigacionista", na sua opinião.
In Record


Não era este que dizia qualquer coisa sobre um sistema, e a quem toda a gente chamava maluco?
Ah! Pois é...

1906

Luta & Resiste!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Acção, Situação e Reacção


Acção

No jogo SportingCP vs Rio Ave vários sócios e adeptos decidiram protestar de forma pacífica a direcção do Clube e a forma como estava a ser gerido o Clube com reflexos na equipa de futebol sénior.
Essas faixas foram censuradas pela policia a mando da direcção.
Este jogo contou com um aparato securitário que não testemunhámos nos jogos disputados com os orcs nem com o porto.
Os adeptos foram revistados várias vezes na entrada, numa mal dissimulada caça á faixa.
Acontece é que 2 faixas com cerca de 10 mts cada uma entraram, uma dizia vergonha e outra vassourada.
Porquê a censura? Apartir do momento em que aparece um adepto com um cartaz "Montinho dá-me a tua camisola", qual o artigo do regulamento do estádio em que se basearam para esta acção pidesca? Qual o crime? Para colocar adeptos que pagaram o seu bilhete fora do estádio depois de devidamente amassados? Militância?
Recebemos a informação que foram entregues queixas-crime a várias entidades entre as quais a procuradoria geral da república.
Nessa semana foram entregues por um grupo de adeptos 13 vassouras que representavam 13 anos de roquetismo, de modo a que varresse a porcaria existente no 7º piso.
Temos igualmente informação que nessa semana foram estreadas novas formas de pressão a níveis superiores com sucesso, aguardamos mais informação.

Situação

E foi portanto no fim de uma semana agitada em Alvalade que se disputou a final da taça da Liga no Algarve.
O pré-jogo foi caracterizado por insinuações de doping por parte do Sporting, curioso no mínimo estas declarações, se nos lembrar-mos só assim e de repente do Feher, Assis, Mozer, Pacheco, um do ciclismo e outro do basquete.
Como apontamento relativamente ao jogo apenas temos a referir que o benfica ganhou como é costume. E como em época de crise há que manter o povo animado e a pensar em coisas alegres, percebe-se perfeitamente.
Honra ao Sporting e a Pedro Silva que neste momento segue á frente na votação para melhor jogador da final.
Temos uns aninhos disto e estamos a registar o comportamento de todos os intervenientes para memória futura.
Reiteramos a nossa opinião de que o Sporting apenas foi roubado devido á gestão que temos, fraca, cobarde, politicamente correcta e apoiada numa correlação de forças que apenas faz dele um mero figurante na elaboração de estratégias obscuras, e que nunca serviram os interesses do Clube, mas sim a alguns dos seus funcionários.

Reacção

Este assalto á mão armada realizado no Algarve ao menos serviu para alguma coisa: abandonar a direcção da liga.
Solução há muito levantada neste espaço, afinal de que nos servia lá ter o Rogério de Brito, se houve a palhaçada que houve no julgamento desportivo do Apito Dourado, daquela polémica dos atrasos ao Gredes, com Vitor Pereira a ser mais Fifista que a Fifa, chegando a distorcer leis e regulamentos para justificar o injustificável, entre tantos outros casos como na disciplina desportiva em que o único ponto comum a todos eles era acabarem da mesma maneira - O Sporting prejudicado!
Mesmo esta saída da Liga foi uma coisa que nem foi carne nem peixe, com a retratação pública quer de Soares Franco, quer mesmo de Pedro Silva.
Ganhámos em campo, perdemos claramente no despique subsequente que houve nos média!
E isso só acontece porque esta direcção não está comprometida com os ideias do Clube e com os seus adeptos, prefere manter a sua zona de conforto intocável!
No próximo fim de semana é o Congresso! Urge colocar termo a este embuste!

1906

Luta & Resiste!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Portugal dos Pequenitos Gigante


Maior vergonha que perder 7-1 ou 5-0, é descobrir que perder desta maneira é uma situação completamente normal para os dirigentes do Sporting, através do discurso miserabilista de Menezes Rodrigues!
"Foram só 40 a Alvalade insultar a equipa, não representam o Universo Sportinguista"
"Perder 12-1 não é o fim do mundo! O Sporting tinha poucas possibilidades de seguir em frente!"
"perder por 7 ou por 4 é a mesma coisa!"
"Não vi o jogo devido a compromissos profissionais, senão morria de ataque cardíaco!"
"Estou disponível para avançar para uma candidatura de continuidade!"

Pede boleia ao Neutel e avança mas é para Coimbra, para o Portugal dos Pequenitos, donde nunca devias ter saído!
Alvalade actualmente e á semelhança deste pequeno grande dirigente, possui um único denominador comum entre todos os seus dirigentes, treinadores, atletas e adeptos que é precisamente a dimensão, são todos pequenitos.

Os dirigentes na sua pequenez e a reboque de outros interesses, que não os do Clube, defraudam a confiança que 75% neles depositaram, e desprezam os adeptos!
Dentro dos dirigentes estão contabilizados Telles e Barbosa que ao esconderem-se deixam a batata quente nas mãos de Bento...

A Bento é deixado o ingrato papel de falar dos jogos, dos jogadores, dos castigos, da arbitragem, do Clube, dos adversários, da comunicação social, etc., queimando-se na maior parte das vezes, mas como é costume da casa, despreza os adeptos quando diz que gostava que fossem como os do benfica?!?!? Quando diz que prefere descansar os jogadores na Champions, porque o mais importante é o campeonato!?!? Quando monta uma equipa para não perder, em vez de ser para ganhar?!?!

Os jogadores que foram contratados e são pagos a peso de ouro para jogar á bola, nem como mercenários se conseguem comportar, são pagos mas em contrapartida só tem de suar a camisola. Desprezam os adeptos quando encenam farsas como a ocorrida em Munique, e quando fazem alusões a caravanas e a cães, e quando dizem que se querem é ir embora.

Por fim os adeptos, os que ainda vão, os que ainda pagam, os que ainda aceitam ser figurinos nestes filmes...até quando vão tolerar o desprezo de dirigentes, treinador e jogadores? Até quando vão ser cúmplices na eutanásia do Sportinguismo?

Sábado pode ser o primeiro dia, ou o último!

Nós vamos lutar até ao fim!

1906

Luta & Resiste!

Munique

Recebemos um comunicado da AAS que passamos a publicar na íntegra:

"No rescaldo de (mais) um resultado indigno dos pergaminhos do Sporting Clube de Portugal, a Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS tem a comunicar o seguinte:

1) Ao longo destes últimos anos temos vindo a assistir a uma transfiguração do Sporting Clube de Portugal, com a perda de um pavilhão próprio, com a extinção de modalidades com historial no clube e com o definhamento das poucas ainda existentes.

2) Tal política vem sendo seguida pelas últimas direcções do clube em nome de um fortalecimento do futebol do mesmo (designado como o seu «core-business»), com toda a legitimidade que lhes é conferida pelos programas que foram sufragados nas respectivas eleições.

3) No que respeita a esta direcção em particular, foi assumido que o seu projecto passava pela concretização de «Um Sporting Europeu», tendo ainda sido assumido este ano, frontalmente, a luta pelo título nacional consubstanciada na frase «Quero ser Campeão!».

4) Esta equipa técnica teve sempre toda a solidariedade da direcção do clube, mostrando total sintonia em todas as decisões tomadas.

5) No dia 10 de Março de 2009, o Sporting ficou na história do futebol português e europeu pelas piores razões possíveis, precisamente 45 anos depois da maior conquista do clube nas competições europeias de futebol.

6) As responsabilidades por esta triste página da história do nosso clube não deverão ser personificadas em ninguém, mas sim assumidas com a mesma solidariedade evidenciada até aqui pela direcção do clube e pela sua equipa técnica, na devida altura e com a humildade e contrição que uma altura destes exige. Da mesma forma, afirmar que a Sporting SAD irá “assumir as suas responsabilidades” serão apenas palavras vãs se não estiverem acompanhadas de acções condizentes com a gravidade do sucedido.

7) Existiam muitos Sportinguistas que, ontem, não sabiam bem que Sporting querer. Muitos hoje, pelo menos, sabem bem que Sporting não querem – ESTE! Na AAS sabemos que Sporting não queremos mas sabemos, sobretudo, que Sporting queremos!

Uma última e importante palavra para os verdadeiros e únicos leões que estiveram em Munique: os cerca de 2000 presentes na bancada, verdadeiros portadores do estandarte leonino e guardiães da divisa do Sporting, esquecida por muitos que representam o nosso clube e incomparáveis com quaisquer outros. É uma honra ter-vos como companheiros de clube!

Ao ESFORÇO no acompanhamento do clube por toda a parte, à DEDICAÇÃO sem limites ao Sporting Clube de Portugal e à DEVOÇÃO incondicional ao ideal expresso pelos fundadores do clube apenas não é correspondida pela GLÓRIA de quem deveria envergar a camisola do Sporting Clube de Portugal com orgulho, brio, raça e honra!

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS"

1906

Luta & Resiste!

quarta-feira, 4 de março de 2009

A REDE !



Deixamos então o press-release que nos foi enviado pela AAS, neste seu contributo de inegável Sportinguismo:

"Já conhece “A REDE”?

Em preparação há algumas semanas, a Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS, apresenta o seu nóvel projecto intitulado “A REDE”.

Este projecto tem como principal objectivo aproximar todos os sportinguistas do país, gerar sinergias entre todos e permitir que todos se possam deslocar aos estádios onde o Sporting Clube de Portugal joga ao mais baixo preço possível.

Para cumprir tal desiderato, a Associação de Adeptos Sportinguistas tem, desde hoje, disponível uma nova secção no seu sítio oficial na internet, que colocará gratuitamente ao serviço dos núcleos sportinguistas e outras organizações do universo leonino e onde estes poderão anunciar as viagens que planeiam organizar, bem como o meio de contacto com o respectivo organizador.

Pretende-se, com tal iniciativa, obter sinergias entre todos os sportinguistas do país a dois níveis :

Ao nível individual : em qualquer parte do mundo, qualquer sportinguista poderá consultar o sítio oficial da AAS e, a qualquer momento, saber que núcleo está a organizar excursões para ir ver o Sporting Clube de Portugal, bem como qual o excursão a partir mais perto da sua área de residência.

Ao nível dos núcleos : permite que qualquer núcleo possa verificar que outros núcleos sportinguistas estão a organizar excursões para ir ver o Sporting Clube de Portugal. Na eventualidade de um determinado núcleo não conseguir ter a sua excursão completa por falta de adesão, pode procurar verificar qual o núcleo mais próximo a organizar uma excursão e juntarem-se na organização da deslocação, viabilizando a mesma por força de tal sinergia.

Permite igualmente criar um ponto central de informação para que os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal que não tenham contacto com qualquer núcleo se possam informar das deslocações em planeamento e ter assim a possibilidade não só de viajarem bem acompanhados, como de reduzir significativamente as despesas.

Este espaço está disponível no sítio da AAS desde o dia 5 de Março de 2009 e o jogo inicial para o arranque desta iniciativa é precisamente o jogo da Final da Taça da Liga, no Estádio do Algarve, contra o SL Benfica.

A todos os núcleos que pretendam publicitar a sua excursão, basta para o efeito enviar um email para geral@aasporting.com com indicação do Nome do Núcleo, ponto de partida, meio de contacto (email ou telefone) e nome da pessoa a contactar (opcional).

Este é um serviço totalmente grátis que a Associação de Adeptos Sportinguistas coloca ao dispôr da nação leonina. Aproveite este espaço que é inteiramente seu!

Agradecemos, para o efeito e em especial, a colaboração dos associados AAS Jorge Brázia e Bruno Martins e ao blog “A Norte de Alvalade, bem como a todos os outros blogues que entenderam juntar-se a esta iniciativa. O nosso obrigado por permitirem que esta iniciativa chegue o mais longe possível, a todos os sportinguistas do mundo.

Na sequência deste lançamento, aproveitamos para apelar à comparência de todos os sportinguistas no próximo jogo no Estádio José Alvalade para que todos possamos ganhar mais 3 pontos rumo ao objectivo final : o título de campeões nacionais!

Na festa de Alvalade, indiquemos o caminho. O único caminho:


“Rumo ao título! Sporting Sempre!”

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS"

1906

Luta & Resiste!

terça-feira, 3 de março de 2009

Imaginação & Tiros de Canhão


Imaginação

Com imaginação poderíamos visualizar um treinador, vamos buscar por exemplo o melhor do mundo - José Mourinho.
Peguemos então na equipa que o melhor treinador do mundo está a treinar - o Inter e num exercício esforçado de imaginação coloquemos as seguintes palavras serem pronunciadas por Mourinho:

"Espero que o ambiente no Meazza nos dois jogos em casa seja positivo. Com o Basileia, fomos assobiados e ainda ontem [Sexta] o A.C. Milan ganhou três pontos com o apoio que teve."

Novamente num exercício esforçado de imaginação, pergunto: O que é que sucederia a Mourinho? Qual seria a reacção dos dirigentes do Inter? E já agora dos adeptos?

Quem é que se pode rever em palavras deste teor?
Nada de surprendente: os adeptos foram transformados em meros "paga e não bufes" nesta era das SAD´s estas coisas fazem-lhes confusão...a exigência!
Quer dizer primeiro transformam-nos em clientes e agora é em quê? Majoretes????
Se me tratam como cliente, se eu pago, eu tenho direito a exigir! Ou como se diz na minha terra: Se paguei, tenho de comer!

Com os que até concordam com as infelizes palavras de Bento, não me surpreendo são fruto de 13 anos de projecto sadístico, são os mesmos que até saem a rir depois de levarmos 5-0, ou mandam mails com piadinhas parvas em nome do fair-play.


Tiros de Canhão

O Sporting num jogo que podia decidir o título de campeão e nos poderia aproximar da liderança, esvaziou o tambor da arma nos pés, o calibre dos projecteis de grandes dimensões fez estragos irreparáveis, e que se vão fazer sentir até ao fim da época, tudo isto no espectacular intervalo de 5 dias.

1.Preparação do jogo, poupança de jogadores com o Bayern, o que resultou só, na pior derrota em casa de uma equipa nesta fase da LC.

2.Agendamento da partida, primeiro autorizámos, depois de enganados, viemos para a comunicação social carpir mágoas.

3.Paulo Bento para para beber café na Atalaia e é informado que o Veloso está inapto. Reacção? Informar o mundo da potência informativa existente na Atalaia e que andou aos gritos com o médico do Sporting.

4.Vukcevic fica repentinamente com um surto de gripe e não pode estar presente no Dragão.

5.Nomeado joão Ferreira não fez qualquer jogo na Liga Sagres e andou grande parte da época desaparecido em combate (No líbano - O homem é militar). A nomeação do 4º árbitro também foi a gosto.

6.No dia de jogo Soares Franco senta-se ao lado de quem no dia anterior os responsáveis pelo futebol acusaram de engano e tentativa de aproveitamento desportivo.

7. Antes do jogo começar os adeptos marcados pela derrota 0-5 em casa frente ao Bayern, exibem uma tarja "25-02-2009 A vergonha da nossa cara". O jogo decorre de acordo com as melhores tradições nacionais dos últimos anos, o Sporting é APOIADO DURANTE TODO O JOGO PELA SUA MASSA ADEPTA, conseguindo-se sobrepôr ao apoio dado pelos adeptos do FCPorto. O Sporting Clube de Portugal empata a zero.

8.O jogo acaba e os jogadores, segundo o relato de Pereirinha na CS festejam todos abraçados e a parabenizarem-se uns aos outros.

9.Bento aproveita o facto de se ter aberto a dita tarja antes do ínicio do jogo, para tecer as seguintes considerações:
"Espero que o ambiente em Alvalade nos dois jogos em casa seja positivo. Com o Basileia, fomos assobiados e ainda ontem [Sexta] o benfica ganhou três pontos com o apoio que teve."

10.A AAS manda um comunicado para a CS, rejeitando as palavras de Bento. E desde dirigentes a simples adeptos, continuam a achar que o que afinal o que está bem, é como o Bento diz, os outros são um exemplo, a AAS não tem representatividade, e o Bento já levou 3 x seguidas a equipa á LC, e ganhou 5 títulos.

Como é que mesmo assim, com todos estes ataques á tão nomeada militância, ainda sobrevivem militantes?

1906

Luta & Resiste!