segunda-feira, 6 de julho de 2009

Correio Leonino


Recebemos um mail por altura do aniversário do Sporting Clube de Portugal de um nosso leitor identificado como Miguel d´Almada, mail que prova (se preciso fosse) que enquanto existirem Sportinguistas deste calibre o Sporting dificilmente se extinguirá!
Pelo que passamos a transcrever na íntegra:

"Não se pode apagar os anos vividos, não se podem empilhar ordenadamente num canto e depois virar as costas deixando-os ali.
Podemos removê-los da mente e esquecê-los, mas não para sempre porque mais cedo ou mais tarde chega o dia em que eles retornam.
E nesse momento damos-nos conta de viver o presente quase como uma mentira.
É esta a coisa mais horrível e simultâneamente mais bela... não nos podemos esconder do nosso passado.
É como uma flecha que faz esquecer as coisas fúteis, vazias e que faz surgir as sensações fortes dos cantos de gáudio e dos gritos de raiva.
Dos abraços e dos encontrões na bancada. Riso e choro que vivemos em épocas diferentes...mas eramos os mesmos e estávamos juntos.
Nos ultimos anos o sonho foi desaparecendo sem darmos conta e tiraram-nos quase tudo. Tiraram-nos o direito de viver a nossa paixão da maneira que aprendemos a vivê-la, com a transmissão das histórias, os exemplos, as recordações e as esperanças de todos. Agora querem tirar-nos a dignidade da intolerância, do protesto, da consciência de tentar cumprir aquilo que pensamos ser o nosso dever. Mas penso que não o conseguirão. Juntos, os que quisermos, teremos o antídoto.

Na noite antes de partir estive no exacto local do velho Alvalade, para sentir aqueles leves murmurios, que durante o dia não se sentem devido ao ruído feito pela cidade à sua volta, para ouvir os fantasmas de um grande Clube que escutados atentamente narravam os acontecimentos que já me tinham sido contados ou mesmo por mim vividos e que todos gostaríamos de continuar a ouvi-los ou a vivê-los. Nenhuma foto, nenhum documento, consegue descrever essas histórias com tanta perfeição nem todas as verdades que queiramos descobrir. Ninguem nos poderá dizer quem ou porquê, melhor que o ar do velho Alvalade...de noite.

Passados todos estes anos, continua a ser Ele o centro, o fulcro, a razão e o motivo. Mesmo demolido, destruído e privado do seu espaço, continua vivo! Sai apenas de noite, para não disturbar, diz ele. Na verdade envergonha-se pelo outro e isso deixa-o nervoso. Por isso pegou-me no coração pelas orelhas e gritou-me para não desistir, para continuar a amar, apoiar e proteger aquela criança vestida de Verde e Branco que, com ranho no nariz e os joelhos esfolados, corre atrás de qualquer bola, aquele rapaz ousado que tem fôlego para tudo e não tem medo de ninguém, aquele homem com os punhos cerrados que luta até cair mas que nunca cai, aquele velhote que abana a cabeça e contesta mas está sempre lá.

Há mais de um século e por mais mil que venham.

Sempre contigo SPORTING!


Miguel d' Almadal"



1906

Luta & Resiste!

3 comentários:

Anónimo disse...

Um belo texto que deu gosto ler.

Do Miguel guardo essencialmente aquele ano em que a curva sul logrou alcançar um nível de apoio ímpar em Portugal! Ele foi um dos culpados disso.
Depois os egos inflamaram-se, os umbigos sonharam... E o Sporting ficou a perder.

Guardo a esperança de o voltar a ver a pegar na curva.

Até lá.

Anónimo disse...

Um abraço, Miguel
Belissimo texto. Muito Bom, mesmo!
Barros

Anónimo disse...

Impossivel não nos identificarmos com estas palavras...

O melhor comentário que posso fazer é...não comentar e guardar para mim as memórias de que o texto fala.

Um abraço para o Brasil!
Pedro