quinta-feira, 24 de abril de 2008

SCP ou uma Nova Expressão


"O conselho de administração da Sporting SAD cooptou para administrador não executivo Pedro Baltazar, que assim vai ocupar a vaga que estava em aberto desde a saída de Carlos Freitas.

Segundo informação da Sporting SAD, Pedro Baltazar, que é o líder da empresa Nova Expressão - agência de meios de publicidade, criada em 1994 - vai assumir as funções de imediato no organismo em que já estavam o presidente Filipe Soares Franco, Miguel Ribeiro Teles, Rita Figueira e Pedro Mil Homens.

A Nova Expressão, de que Pedro Baltazar é administrador e dono (com 99,99 por cento do capital), é um dos maiores accionistas da Sporting SAD, detendo actualmente uma posição de 10,24 por cento, após a compra fora de bolsa, de um importante lote de acções, no início do mês." In jornal Record

Num texto colocado aqui anteriormente justificámos o nosso regresso ao combate face ás convulsões do presente e ás movimentações que se prespectivam vir a deformar o futuro do nosso Clube. Chegou mais cedo do que esperávamos mas aí está a Nova Expressão do Sporting Clube de Portugal!

Mas quem é a Nova Expressão?
A resposta institucional aqui e aqui, não dizem tudo mas transmitem algumas pistas.

FACTOS:

=>Pedro Baltazar aparenta ser um Sportinguista genuíno, inteligente e atento, assiduo em todas as AG de sócios e accionistas.

=>O nova expressão tem como clientes principais o grupo Lusomundo e Controloinvest de Joaquim Oliveira.

=>O filho de Joaquim Oliveira, Rolando Oliveira já faz parte do Conselho de administração da Sporting Multimédia.

=>O último relatório e contas publicado em Junho de 2007, pagina 10 noticiava que em termos de participações qualificadas, os accionistas estavam assim ordenados:
Sporting SGPS 12596222 acções - 60,0% direitos de voto
Sporting CP 3430010 acções - 16,3% direitos de voto
Sportinvest SGPS 2134770 acções - 10,2% direitos de voto
Nova Expressão 802500 acções - 3,8% direitos de voto

=>A Nova Expressão aumentou actualmente a sua participação qualificada até aos 10,24% direitos de voto.

=>Tem vindo a ser noticiado por parte do conselho directivo a vontade em passar os activos Academia e Estádio para a SAD, ver aqui.

=>As acções foram alienadas pela sgps

Assunto a desenvolver em próximas publicações!

1906

Luta & Resiste!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Associação Adeptos Sportinguistas

"Caros amigos,

Venho pelo presente email anunciar que foi registada, no passado dia 9 de Abril, a Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS - lê-se "ás"), da qual faço parte.

Os nossos principais objectivos passam por dinamizar aquilo que hoje consideramos totalmente letárgico - o associativismo no desporto e a realização individual do direito à opinião e à participação cívica naquela que é, hoje, uma das maiores associações desportivas do país - Sporting Clube de Portugal.
Neste sentido, procuraremos organizar eventos de debate de maior ou menor dimensão, consoante os objectivos que se pretendam atingir e que passam por Conferências, Seminários, Fórum ou Congressos. Eventos onde a liberdade de opinião seja um factor determinante.
Desta forma, esperamos que as pessoas sintam que a sua participação na vida do clube ainda é possível e que ainda conseguem fazer chegar a sua visão a alguém, ao mesmo tempo que se incentiva o debate sobre o Sporting Clube de Portugal, procurando trazer as pessoas de volta à vida do clube e à discussão do mesmo. Este é o factor fundamental para a Associação ser de adeptos e não apenas de sócios. É do entendimento comum que o SCP perdeu imensos sócios nos últimos anos e, com isso, parte da sua massa crítica. Com este projecto, procuraremos trazer os adeptos de volta ao debate e, quem sabe, por via de novo envolvimento na vida do clube, estes mesmos adeptos se pretendam (re)filiar no SCP.
A preocupação com o estado dos diversos núcleos do Sporting está também nas nossas cogitações, sendo que para o efeito procuraremos dinamizar acordos com diversas entidades, por exemplo, do sector dos transportes (ex: CP) para que os sócios da AAS tenham descontos para irem ver o Sporting, seja a Lisboa, a Setúbal ou a Guimarães.

Adicionalmente, iremos promover eventos de lazer, designadamente ao nível de jantares-convívio celebrando determinadas efemérides, para promover o Sportinguismo e a História do clube.

Ao nível interno, manteremos o carácter crítico, incisivo contudo objectivo sobre a política de gestão desportiva praticada no clube, sobretudo nos reflexos, nesta, decorrente da visão puramente economicista do Desporto em Alvalade.

Uma vez que consideramos que grande parte dos problemas de topo do futebol nacional não são exclusivos do país, antes reflexos da conjuntura económica e desportiva na Europa desportiva, estamos a trabalhar com entidades reconhecidas internacionalmente, tenham ou não um carácter similar ao nosso.

Gostaríamos que se sentisse confortável para nos enviar as suas propostas e críticas, sempre que considere adequado,bem como participar nos diversos eventos que promoveremos. Procuraremos receber o maior número de contributos e visões sobre estas problemáticas pois acreditamos que conseguiremos fazer um trabalho de superior qualidade dessa forma.

Desafiaremos outros a seguirem-nos, sobretudo a começar pelos outros dois grandes clubes nacionais...

Dia 24 de Maio está próximo...marque a tarde na sua Agenda!

Associação de Adeptos Sportinguistas"


1906

Luta & Resiste!

Moralidades...


Também somos da mesma opinião, há que denunciar quem faz pressão sobre os árbitros de forma a condicioná-los nas partidas que vão apitar.
Urge denunciar quem através de meios mais subterrâneos atinge os seus objectivos.
Publicamos por isso uma serie de conversas telefónicas tornadas públicas no âmbito do processo Apito Dourado:

Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!". (...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve!



"Apito Dourado
Pinto da Costa indicou árbitro para a final da Taça de 2002/2003
Por :
09.09.2006
Uma situação idêntica à verificada com Luís Filipe Vieira - que, conforme o PÚBLICO ontem noticiou, escolheu o árbitro que devia estar presente nas meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003/2004 - aconteceu com Pinto da Costa, na final da Taça da época anterior. No entanto, nessa conversa, onde Pinto da Costa sugere a Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a indicação do nome de Pedro Henriques, árbitro de Lisboa, o procurador de Gondomar viu indícios de crime. Aliás, foi essa uma das situações pelas quais o presidente dos azuis e brancos foi indiciado e que motivaram a sua detenção, até ser ouvido em primeiro interrogatório, em Dezembro de 2004.

Na mesma escuta, que aconteceu a 26 de Maio de 2003 e que antecedeu a final FC Porto-União de Leiria, Pinto da Costa conversou com Pinto de Sousa sobre a possível nomeação de Isidoro Rodrigues. O presidente do Conselho de Arbitragem deu-lhe conta de que a nomeação não agradava ao presidente dos leirienses, João Bartolomeu, e que este ameaçara fazer um escândalo quando soube que aquele árbitro seria o designado. "O gajo sabe que está para ser o Isidoro... e disse que a equipa não comparece, (...) que é um escândalo. (...) Se o gajo vai para lá todo f... da cabeça, estraga a festa", alertava Pinto de Sousa, sugerindo a Pinto da Costa que pensasse noutra opção.

Na mesma escuta telefónica, transcrita no processo principal do Apito Dourado, o líder dos azuis e brancos apresenta outras hipóteses para o mesmo jogo. Primeiro sugere o árbitro António Costa, depois Pedro Henriques. A escolha acaba por recair no segundo, depois de Pinto da Costa entender ser aquele o árbitro ideal, por ser o primeiro classificado pelo Conselho de Arbitragem. Mas Pinto da Costa diz também a Pinto de Sousa que pode mudar o nome, se assim o entender. "Por mim, estás à vontade. Se vires que te defende mais outro, põe outro", afirmou.

Anexada ao processo em Setembro de 2003, a escuta telefónica levou o procurador a entender que havia indícios de crime. Na opinião de Carlos Teixeira, aquela conversa do líder do FC Porto significava então que o dirigente estava a influenciar a escolha do árbitro e assim tentava obter benefícios para o FC Porto.

Os motivos que o levaram a ter um entendimento diferente para o caso do Benfica são uma incógnita. No entanto, Luís Filipe Vieira ainda poderá vir a ser chamado nas certidões que se mantêm em investigação em Lisboa, para responder sobre a escuta ontem noticiada pelo PÚBLICO e outras obtidas no mesmo processo.

Aliás, segundo o PÚBLICO soube, há mais conversas comprometedoras com o presidente dos encarnados. O interlocutor era normalmente Pinto de Sousa, cujas certidões se mantêm em investigação, mas Luís Filipe Vieira nunca foi interrogado.

Entretanto, o Belenenses anunciou ontem que se irá constituir assistente no processo para tentar perceber se foi de alguma forma prejudicado - era o adversário do Benfica no jogo onde Luís Filipe Vieira recusou o nome de quatro internacionais, acabando por aceitar a designação de João Ferreira, que hoje estará no Bessa a arbitrar também o clube da Luz.

Acompanha assim o Benfica, que já anunciara a intenção de se constituir assistente nas escutas que envolvem o FC Porto e Boavista, bem como o árbitro Pedro Proença, que, no ano passado, manifestou também o mesmo desejo.

Parte das escutas telefónicas onde são intervenientes Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O primeiro caso acontece antes da final da Taça de 2002/2003 e o segundo a dois dias da meia-final de 2003/2004."


"Segunda acusação de corrupção
Pinto da Costa acusado por ter dado 2500 euros a árbitro
Por António Arnaldo Mesquita
22.06.2007
Jorge Nuno Pinto da Costa foi acusado de corrupção desportiva activa por uma magistrada do Ministério Público, da equipa coordenada por Maria José Morgado que investiga certidões do Apito Dourado, por ter entregue ao árbitro Augusto Duarte um envelope que, segundo assegurou a sua antiga companheira, Carolina Salgado, continha 2500 euros em notas.

O árbitro que dirigiu o desafio Beira-Mar-FC Porto (0-0), em 18 de Abril de 2004, foi acusado de corrupção desportiva passiva e o empresário desportivo António Araújo viu ser-lhe imputado o mesmo crime que ao líder do FC Porto.

O despacho final já foi notificado aos seis arguidos, metade dos quais viu arquivadas as suspeitas que sobre si recaíam. Esse foi o caso de António Pinto de Sousa, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e dos dois árbitros assistentes de Augusto Duarte - António Perdigão e Domingos Martins.

O inquérito resultou de uma certidão proveniente do processo principal do Apito Dourado, foi arquivado no DIAP do Porto e reaberto pela equipa dirigida por Morgado, na sequência do depoimento de Carolina Salgado, que implicou a reabertura de outras duas investigações: uma relacionada com o FC Porto-Estrela da Amadora, na época de 2003/2004, que já foi concluída com a acusação de Pinto da Costa, de António Araújo, Reinaldo Teles e do trio de arbitragem liderado por Jacinto Paixão. E a outra relativa à agressão a um vereador da Câmara de Gondomar, o socialista Ricardo Bexiga, que ainda está em curso.

A acareação de Carolina Salgado com Augusto Duarte, realizada há dias, na PJ do Porto, terá sido uma das últimas diligências dos investigadores, e a antiga companheira de Pinto da Costa reiterou a sua versão da entrega do envelope com os 2500 euros a Augusto Duarte. A defesa do presidente do FC do Porto já reagiu, pondo em causa a credibilidade de Carolina Salgado, a quem acusa de ter feito "um depoimento falso e motivado por razões de revanche e outras, quiçá mais obscuras".

Os autos vão para a comarca de Gaia e a instrução decorrerá no Porto, onde irá ser avaliada a consistência do libelo que visa Pinto da Costa no inquérito relacionado com o FCP-Estrela da Amadora."

In jornal Publico

1906

Luta & Resiste!

O regresso


Depois de um período sabático para reflexão no que sucedeu no passado recente do Clube, e nas alterações que o estão a transformar no presente e o vão deformar no futuro, a equipa do Luta & Resiste regressou ao combate.
Pelo meio assistimos a altos e baixos da performance desportiva das modalidades do Clube, a períodos de imensa euforia e avassaladora desmobilização.
Os Sportinguistas tem de estar unidos e preparados para o combate, que não se antevê fácil!
O nosso compromisso de honra, no entanto é com todos os nossos leitores que vão contribuindo através dos nossos contactos para denunciar e combater os males que pontificam no nosso Clube quer ao nível da organização do Clube e das modalidades, recaindo a nossa especial atenção sobre a equipa de futebol senior e a sua SAD.
A todos voçês, que lutam por um Sporting melhor o nosso obrigado.
Que pelo seu obscurantismo contabilistico e a forma como foram concebidas as sad em Portugal permitem os mais delirantes exercícios de "pato-bravismo", aferidos no mais recente caso ocorrido no Boavista F.C. .

SPORTING
LUTA & RESISTE!

Palvras de Bento ao intervalo


Sim também nós não ficámos indiferentes á brilhante passagem do Sporting Clube de Portugal á final do Jamor na modalidade de futebol - Sénior, e reproduzimos as palavras de Bento ao intervalo que tanta curiosidade e agitação provocaram na comunicação social.
Uma vitória contra o carnide é sempre motivo de satisfação!

Saudações Leoninas