quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O Congresso vítima do progresso!


"09-09-2008
Comunicado do Conselho Directivo

O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal anunciou em Março passado, a deliberação de organizar, até ao final do ano, um Congresso com o objectivo de discutir o futuro do Clube, tendo, para o efeito, convidado para presidir à Comissão Organizadora, o sócio Dr. Ernesto Ferreira da Silva.

A Comissão começou por tratar do regulamento e dos temas a debater, tendo o Conselho Directivo subordinado as eventuais datas de realização do Congresso às exigências dos calendários das competições desportivas a disputar pelo Sporting.

Dada a inexistência de datas disponíveis para a efectivação, em 2008, de um Congresso com a dimensão exigida pela grandeza do Sporting Clube de Portugal e a necessidade de concentrar todos os recursos humanos na luta pelos vários títulos em disputa, o Conselho Directivo deliberou solicitar à Comissão Organizadora a prossecução da sua actividade com vista ao estudo da relevância da realização do Congresso em 2009.

Lisboa, 8 de Setembro de 2008
O Conselho Directivo"


Sporting continua sob ataque cerrado!

Depois de os primeiros rumores sugerirem o adiamento do congresso, surge agora a confirmação através de um comunicado do Conselho Directivo.

As razões avançadas para esse adiamento são duas, a inexistência de datas(?) e a necessidade de concentrar todos os recursos humanos na luta pelos vários títulos em disputa(?).

Acerca da 1ª razão invocada podemos questionar, mas inexistência de datas porquê? Existem jogos de futebol sénior todos os fins de semana? É isso?

Mas por acaso não existem igualmente outras modalidades a disputar jogos TODOS os fins de semana?

Tarefa impossível encontrar um fim de semana que seja no ano, em que não exista uma equipa a representar o Clube seja em que modalidade for.

Mas esta é uma tarefa impossível igualmente em 2009!


O que nos leva a explorar a 2ª justificação para o adiamento do Congresso: A necessidade de concentrar todos os recursos humanos na luta pelos vários títulos em disputa.

1ª Ernesto Ferreira da Silva não ocupa qualquer lugar na estrutura directiva quer do Clube, quer da SAD, pelo que não pode ser considerado recurso humano do Clube.
Apenas precisa de concentrar na realização do Congresso e naquilo que é necessário para o levar a cabo.


2ªO Sporting Clube de Portugal tem de estabelecer prioridades, é óbvio que é extremamente importante ganhar o campeonato na modalidade de futebol sénior, mas ganhar um campeonato e depois não ter sócios e adeptos para depois o festejarem é um contra-senso.


3ªA ideia do Congresso surgiu após a constatação que havia demasiadas cisões na família Sportinguista, acontece que uma grande parte da massa adepta não se revê no futebol societário, nem no ideal de Clube apregoado por estes oligarcas.

Estas cisões resultam de uma falta de identificação com o ideais e as acções praticadas, (ver processo de venda dos terrenos e do património não desportivo e a última AG no Atlântico, por ex.), e as pessoas ao não se identificarem, não consomem e ao não consumir e ao afastarem-se, acabam por provocar um défice nas receitas.
E a verdade é só esta, a ideia do Congresso só avançou devido á quebra de receitas.


4ªPara poder executar o congresso são necessários os seguintes passos:

1- Escolher uma data

2- Escolher o local

3- Listar os meios técnicos necessários para levar a cabo o Congresso

4- Escolher os painéis em debate

5- Preparar documentação de apoio (Tirar fotocopias)

6- Escolher alguns líderes de opinião com intervenção definida para estimular uma discussão com algum rumo.

7- Um dia antes verificar o sistema de som e o sistema de projecção.

8- No próprio dia fazer com que se cumpra o programa

9- Escolher a melhor forma de publicitar aos restantes sócios o resultado do Congresso.

10- Ajudar á implementação junto da Direcção as conclusões retiradas do Congresso.

Expliquem-me, mas como se eu fosse mesmo burro, é preciso muita gente? Serão necessários assim tantos “recursos humanos”, que acabem por impedir o SC Portugal de lutar pelos vários títulos em disputa?
Falta de recursos humanos? Querem ver que ainda vai ter de ser o Paulo Bento ou Benedito a ter de andar com o projector debaixo do braço? Ponham a malta do CFiscal, CLeonino, os Stromps, rapaziada da AAS, os 47 mil sócios pagantes, os Cromos televisivos, os notáveis, etc.por aí fora.


5ªPor exemplo a recêm criada AAS alugou instalações, e levou a cabo um fórum com o objectivo de discutir o Clube á custa de carolice e fundos pessoais, mas tinham vontade! Pensaram e executaram, não estiveram á espera da meterologia ou do euromilhões, ou dos pseudo-notáveis.Fizeram!

6ªO que nos leva a concluir que não é qualquer das razões avançadas a justificação para o adiamento do Congresso, o que se passa é bem mais trivial, 2009 é ano de eleições e o Congresso tem de estar ao dispor da propaganda eleitoral.Ainda se me dissesem que tinha de ser adiado para poder fazer uma auditoria externa e saber quem é que se andou a abotar com os milhões de euros em falta, ainda era qualquer coisa, sendo assim...

Começa a chegar a altura!

1906

Luta & Resiste!

6 comentários:

Anónimo disse...

Santarém vai ser palco do Congresso
FILIPE ALEXANDRE DIAS

Os preparativos para o Congresso do Sporting continuam a andar, mesmo dentro das limitações de calendário verificadas, pois já se sabe que o encontro só terá lugar em 2009. Após alguma discussão, chegou-se a um consenso quanto ao local do fórum leonino: a cidade de Santarém. A autarquia daquela capital de Distrito já se colocou à disposição do Conselho Directivo do emblema de Alvalade, após um primeiro contacto com a comissão organizadora do evento. Resta agora pesquisar um local apropriado para reunir a família leonina num encontro sem precedentes em toda a sua centenária história.

A principal cidade do Ribatejo deve, salvo qualquer imponderável, albergar dois dias de manifestação de sportinguismo, sendo que à escolha não foi estranho o facto de se encontrar na zona centro, facilitando assim a mobilização de todos os congressistas que se deslocam dos mais diversos pontos de Portugal continental. Santarém será assim o centro da actividade leonina, num período que só deverá ser marcado para meados do ano que vem.

Em declarações a O JOGO, o líder da comissão organizadora, Ernesto Ferreira da Silva, explicou os motivos que levaram ao adiamento do Congresso, designadamente o peso que os jogos na Taça da Liga têm no calendário: "Em Março passado, o Conselho Directivo do Sporting solicitou-me a organização de um congresso diferente do normal, um encontro de discussão da vida e do futuro do clube, não de desestabilização. Nessa altura, não se conhecia o calendário competitivo, e, perante a falta de hipótese de o fazer no defeso, o calendário desportivo ditou o adiamento, muito por força dos desafios a contar para a Taça da Liga."


In o Jogo

Anónimo disse...

Ano eleitoral não será obstáculo

Já se sabe que o mandato de Filipe Soares Franco findará em 2009, seguindo-se eleições para a cadeira presidencial do Sporting. O facto de o Congresso se realizar nesse mesmo ano, em dias ainda a designar, não constitui qualquer óbice, como argumentou Ernesto Ferreira da Silva: "Se o Congresso for tão congregante e construtivo como se pretende, dele poderão sair sugestões e novas ideias capazes de beneficiar o próximo presidente, seja ele quem for."

In O Jogo

Anónimo disse...

Estatutos entregues

A programação e execução do Congresso do Sporting deverá obedecer a estatutos próprios, cuja concepção é da responsabilidade da comissão organizadora. Os regulamentos estão perto da sua conclusão, devendo ser entregues ao Conselho Directivo durante a próxima semana. Este conjunto de normas irá determinar as condições para participação no encontro, os temas a ser levados a debate, os tempos de intervenção reservados a cada um dos oradores, entre outros aspectos de carácter logístico capazes de tornar o Congresso num êxito.

In O Jogo

Anónimo disse...

Convidado será ilustre

Não será só reservado a sportinguistas o Congresso em agenda. Além de adeptos e associados do clube de Alvalade, desde os mais simples aos ilustres, a comissão organizadora planeia convidar, expressamente para o fórum verde e branco, uma figura de proa do futebol mundial, a ser anunciada perto do evento. Sem levantar a ponta do véu, Ernesto Ferreira da Silva afirmou: "Gostava de ter connosco alguns convidados estrangeiros, outra das razões para o adiamento. Ninguém poderá vir em plena época desportiva."

In O Jogo

Anónimo disse...

“ …a comissão organizadora planeia convidar, expressamente para o fórum verde e branco, uma figura de proa do futebol mundial…”

Será um Congresso sobre o Sporting Clube de Portugal discutindo o presente e, especialmente, o futuro ou será um congresso da SAD para se falar do futebol internacional?

Palpita-me que não vamos discutir o Sporting, mas assistir a um show-off de propaganda eleitoral.

Sporting Sempre!!!

Anónimo disse...

O SALEMA GARÇAO CARTEIRO DOS CTT, DIZ QUE JÁ ESTÁ A PREPARAR O CANDIDATO PARA MAIS UNS 3 OU 4 ANOS . UMA VERGONHA ESTE CARTEIRO. RUA COM OS CORRUPTOS.
PEDRO BELLO
ESTORIL