segunda-feira, 26 de novembro de 2007

10.Arbitragem no fio da espada...


SCPortugal vs LeixõesSC

Deixar jogar sem complicar
Paulo Paraty teve uma arbitragem equilibrada num jogo sem casos e procurou deixar jogar, sem interromper demasiado a fluidez do jogo nem abusar dos cartões. Fica apenas a dúvida na cor do cartão exibido a Liedson, aos 45'+2', mas foi coerente nos critérios.


AACoimbra vs SLBenfica

Nuno Assis terá sofrido um penálti logo a abrir
Ocorreu bem cedo a jogada de maior polémica neste desafio. Aos quatro minutos, Nuno Assis está bem enquadrado à entrada da área da Académica, chega a rematar em direcção à baliza de Ricardo, mas, simultaneamente, parece ter sido tocado no pé de apoio. Ainda que não seja absoluta, a maioria (três contra um) de opiniões do painel de arbitragem de O JOGO, indica que terá ficado por assinalar uma grande penalidade contra a Briosa. No mais, todas as restantes situações questionadas, aos quatro integrantes do painel, mereceram, na sua globalidade, uma opinião positiva.


FCPorto vs VFCSetúbal


Não viu o penálti
Um penálti cometido por Robson sobre Lisandro - agarrou e rasteirou - e uma obstrução do mesmo jogador a Quaresma à entrada da área, são os dois factos mais mediáticos do mau trabalho de Carlos Xistra. As palavras já quase estão gastas, mas, uma vez mais, tudo se resume ao critério. Em 90 minutos Xistra mudou de critério tantas vezes, que ficou por se saber se era exigente ou preferiadeixar jogar. Por isso houve amarelos exagerados e outros que ficaram no bolso.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

LUTA & RESISTE!

Passamos a transcrever esta edição do excelente Ofensiva 1906:

"Sporting, Ergue-te e Combate.


“O Sporting está no lugar (5.º) que merece.” – Paulo Bento.


O Sporting, que tem um Presidente que confessa que dedica uma hora ao Clube, está no lugar que merece.

O Sporting, que tem um lampião como Director Geral, como se não existisse ninguém no universo de noventa mil sócios sportinguistas capazes de fazer bem melhor, está no lugar que merece.

O Sporting, que tem uma Sociedade Anónima Desportiva em que os seus Administradores dividiram um prémio que ascendeu os trezentos mil euros, que gerem uma Sociedade de milhões e que constroem uma equipa de tostões, está no lugar que merece.

O Sporting, que tem jogadores da formação que foram e que estão no Sporting como o meio de atingir um fim, leia-se... transferirem-se rapidamente, enquanto séniores, para outro clube, está no lugar que merece.

O Sporting, que tem jogadores para apenas para se mostrarem na Liga dos Campeões, está no lugar que merece.

O Sporting, que tem um treinador que se insurge de forma acalorada apenas na defesa dos administradores da SAD, está no lugar que merece.

O Sporting..., que tem adeptos que se dizem sportinguistas mas que no entanto o "seu" Sporting é apenas o dos jornais e televisão, que exigem esforço a todos, mas que não têm essa própria cultura de esforço..., está no lugar que merece.

Todavia, o Sporting Clube de Portugal, definitivamente, não está no lugar que merece.

O Sporting não está no lugar que merece, antes de tudo mais pela sua riquíssima História Centenária.

O Sporting não está no lugar que merece pelos seus Heróis - adeptos, atletas, colaboradores e dirigentes - que representaram e que construíram este grande Clube de forma honrada e genuína.

O Sporting e os sportinguistas não estão no lugar que merecem.
Principalmente aqueles sportinguistas que com esforço, ou não, adquiriram a gamebox..., aqueles que sendo sócios, e não tendo Gamebox, fazem um esforço financeiro para se deslocarem actualmente ao Estádio José Alvalade..., aqueles que não residem na região metropolitana de Lisboa e que fazem igualmente um esforço financeiro e físico para se deslocarem ao Estádio José Alvalade ou a outro Estádio em Portugal..., aqueles que marcam as suas férias laborais em função das deslocações da equipa na Europa..., aqueles..., os do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória..., os do Sporting Sempre!..., aqueles de quem o Clube se lembra principalmente em Julho/Agosto de cada ano.

O Sporting e alguns dos os seus muitos colaboradores, verdadeiros sportinguistas, que continuam a preferir trabalhar no Sporting e para o Sporting, também não estão no lugar que merecem.

O Sporting e os seus Ultras não estão no lugar que merecem.
São principalmente eles que se deslocam a qualquer Estádio, no apoio ao Clube, onde se praticam jogos a horas proibitivas e com bilhetes a preços impeditivos. São eles que com todas as dificuldades elevam o rugido do leão em qualquer lado e que são constantemente ignorados no final de cada jogo, por aqueles que ganham milhares.

Serão todos estes sportinguistas, que não merecem que o Clube esteja actualmente no lugar que ocupa na tabela classificativa da Liga Bwin, que irão continuar o combate na restituição da dignidade, da força e da honra do Sporting Clube de Portugal.

Os mesmos que influenciaram João Moutinho para a sua afirmação de ontem: «Todos sem excepção temos que respeitar este grande clube que é o Sporting e no próximo jogo depois da paragem temos que demonstrar já isso.»


posted by OFENSIVA 1906 @ 22:06 "


1906

Luta & Resiste!

9.Arbitragem no fio da espada...


SCPortugal vs ASRoma
Um caso bicudo

Aos 13', o lance mais difícil para De Bleeckere: Doni, trapalhão, não consegue agarrar a bola (rematada por Abel), e esta acaba por transpor claramente a linha de golo… após Liedson se ter intrometido na luta com o guardião e de, no juízo do belga, ter feito falta. No mais, um reparo: Vucinic, no fim, podia ter sido expulso.


SCBraga vs SCPortugal
Yannick Djaló deveria ter sido penalizado

Os especialistas de O JOGO são unânimes em considerar que Yannick Djaló teve um comportamento violento num lance que envolveu João Pereira, no qual o árbitro Carlos Xistra não sancionou disciplinarmente o jogador do Sporting. E reagem da mesma forma, com a excepção de António Rola, em relação à maneira como o central Tonel derrubou João Pinto num lance que poderia criar grande perigo para a defesa sportinguista. A maioria considerou que o cartão amarelo foi pouco, António Rola aceitou-o. Já o lance de Frechaut na área do Braga não gerou polémica, pois não viram intenção de desvio da bola com a mão.

SLBenfica vs BoavistaFC
Ainda faltou um vermelho

Paulo Paraty acabou por realizar um trabalho desequilibrado, sobretudo por ter deixado Ricardo Silva continuar no relvado depois de uma entrada dura sobre Cardozo (73'). Aliás, o internacional paraguaio abandonou o jogo pouco depois, lesionado. O juiz do Porto decidiu bem, no entanto, nas duas grandes penalidades, a primeira sobre Nuno Gomes, a segunda sobre Rodríguez, e também aplicou bem a lei no vermelho a Zé Kalanga, aos 55'.

Estrela Amadora vs FCPorto
Só a disciplina por acertar

Uma entrada duríssima de Anselmo sobre Helton foi ignorada, mas talvez merecesse outra atenção do árbitro. Wagnão também não foi brando com as pernas de Quaresma, mas viu o amarelo, e Bruno Alves talvez também pudesse ter evitado o contacto com Anselmo, numa jogada disputada a dois. No penálti, nada a dizer.

1906

Luta & Resiste!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Freitas...RUA!


Carlos Freitas é neste momento uma das faces do sistema instalado em Alvalade.
Na óptica da equipa de redacção deste blog, Carlos Freitas não deve ser crucificado por ser Porto deste pequenino, mas sim porque para além de ser Porto desde pequeno, é um péssimo profissional, não constituindo qualquer mais valia na gestão da sociedade que gere o futebol.
Tal como indica o curriculo de CF, o actual Director geral do Clube começou a sua carreira como jornalista desportivo primeiro no Record, depois no OJOGO e foi precisamente no jogo através de um dos seus habituais "canetas" que nos chegaram os seus números:
Compras de jogadores a 1999/2000

André Cruz 0
César Prates 1,5
Mbo Mpenza 0

a 2000/01

Chiquinho -
Tello 7,5
Cáceres emp
Babb 0
Dimas 0,5
Paulo Bento 0
Alan Mahon 0
Kirovski 0
Horvath 0,75
Sá Pinto 2,5
João Pinto 0
Hugo -
Rodrigo Fabri emp
Bruno Caires 0
Robaina emp

a 2001/02

Spehar emp
Diogo 0
Rui Bento 0
Luís Filipe 3,25
Niculae 5
Jardel 9
Nalitzis emp

a 2002/03

Contreras emp
Danny 2
Kutuzov emp
João Paulo emp

a 2003/04

Tinga 0
Ricardo 2
Mário Sérgio 0,75
Polga 0
Rochemback emp
Silva 0,85
Clayton -
Liedson 3

a 2004/05

Mota emp
Enakarhire 1
Hugo Viana emp
Rogério 0
Douala 0,9
Pinilla 1,5

a 2005/06

Caneira emp
Abel 0,75
Romagnoli 1,5
Koke emp
Ronny 0
Yannick Pupo 0

a 2006/07

Paredes 0
Farnerud 0
Bueno emp
Alecsandro emp

a 2007/08

Gladstone emp
Derlei 0
Izmailov emp
Vukcevic 2
Stojkovic 1
Purovic 2
Pedro Silva 0
Marian Had emp
Celsinho 0


Vendas de jogadores a 2000/01


Alan Mahon 1,5
Delfim 5
Vidigal 5,5
Duscher 12,5
Saber -

a 2001/02

Dimas -
Hugo Viana 12,5

a 2002/03

Cristiano Ronaldo 15
Quaresma 6

a 2003/04 -

a 2004/05

Tinga -
Danny 2
Quiroga 1,5

a 2005/06

Wender -
Beto -
Edson -
Semedo -
Rogério -
Paíto -

a 2006/07 -

a 2007/08 -

Pinilla - Nani 25,5
Custódio 1,8
Ricardo 2

Conclusões:

1.Épocas em que chegaram a ser adquiridos os passes de 15 jogadores?!
2.Grande número de jogadores transaccionados a "custo zero" (cerca de 1 milhão de euros prémio de assinatura) ou emprestados.
3.Para todos estes números ficaram mais completos poderia juntar-se a lista dos empresários que representam a maior parte dos jogadores transaccionados.
4.Em 2003/2004 e 2006/2007 não foi efectada qualquer venda de jogadores.
5.Em 2004/2005 não aparece referenciada o valor da venda do passe de Tinga ao Internacional de Porto Alegre (300 mil Euros), talvez porque o Internacional passados 6 meses o vendeu por 3 milhões?!
6.Em 2005/2006 foram cedidos 6 jogadores um dos quais capitão do Clube e internacional A, sem qualquer demonstração de proveitos para o Clube.
7.Se apenas se vendeu o Pinnilla nesta época, e se ele há cerca de 2 anos que não joga no Sporting, o Clube andou a suportar um elevado encargo com um jogador que nem sequer estava em Portugal???
7.Porque é que na venda de Nani está incluído Pinilla?A tal mais valia da negociação de Nani porpagandeada por Freitas foi a venda de um jogador ou de 2?

Continua...

1906

Luta & Resiste!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

8.Arbitragem no fio da espada...


Mais uma jornada...e mais uma voltinha mais uma viagem nesta grande mentira que é o futebol Português!
Começa a ser demais as benesses escandalosas que são feitas aos principais rivais e o constante massacre que é feito ao SCP pela arbitragem nacional.
Desta vez e para não variar, mais uma vez um fiscal de linha assinalou uma falta dentro da área e mais uma vez foi desautorizado, transformando uma falta bem dentro dos limites da área...numa falta fora da área.
Mais uma vez Porto e Benfica ganharam pontos com ajudas da arbitragem, um golo fora de jogo e um livre mal assinalado respectivamente.
Não somos coitadinhos nem queixinhas, limitamos-nos a registar factos, embora alguma imprensa espezializada e generalista tente por vezes transformar todo este lixo numa simples e inusitada sucessão de situações independestes e fortuitas!
Até porque errare é o mano!

SCPortugal vs Naval
Livre directo fora da área provoca discórdia
Unânime em dar nota positiva a Elmano Santos em todos os outros lances, o painel de especialistas de O JOGO dividiu-se no comentário à decisão do árbitro madeirense ao minuto 37, após contacto entre Delfim e Liedson na área da Naval. Soares Dias e Rosa Santos entendem que o juiz - que recebeu a indicação de penálti do seu auxiliar - decidiu bem ao assinalar livre indirecto fora da área por jogo perigoso do camisola 14 da Naval, mas Jorge Coroado e António Rola entendem que o lance teria de ser punido com livre directo, que equivaleria a grande penalidade - ou livre indirecto, mas sempre executado dentro da área.


Paços Ferreira vs SLBenfica
Livre inexistente dá origem à vitória encarnada
O segundo golo do Benfica, da autoria de Katsouranis, foi antecedido de um livre inexistente. Na verdade, Rovérsio não cometeu qualquer infracção sobre Léo, pois, na opinião do painel de juízes do Tribunal de O JOGO, foi o defesa benfiquista quem se projectou sobre o adversário, iludindo o árbitro a assinalar falta do jogador pacense. De resto, Bruno Paixão realizou um trabalho meritório, num jogo sem outras situações de difícil julgamento, pecando apenas num fora-de-jogo inexistente de Cardozo, quando este se preparava para fugir em direcção à baliza do guarda-redes Peçanha.


FCPorto vs CFBelenenses
O painel de especialistas de arbitragem de O JOGO considera que o golo do FC Porto, da autoria de Postiga, foi obtido em posição irregular. Aqui apontam o dedo ao árbitro-assistente Paulo Carrilho, a quem também não poupam outros juízos errados em lances do mesmo género. Distracção ou desconcentração são as justificações que avançam para tentar perceber o erro num lance - o jogador portista recua para tentar sair do fora-de-jogo - considerado dos mais fáceis para os árbitros-assistentes. No lance em que Quaresma cai na área são unânimes no julgamento, afirmando não ter existido qualquer falta sobre o portista.

1906

Luta & Resiste!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Sempre a combater!


O SCP na modalidade de futebol sénior está neste momento em combate feroz e em várias frentes:

1.Crise de confiança
Quer no treinador quer nos jogadores, acabando por transbordar para os adeptos. O remédio para esta crise de confiança é apesar de a equipa não estar a jogar bem, começar a ganhar jogos.
A ganhar jogos mesmo que pontualmente com exibições menos conseguidas, a confiança começa a aumentar, e com o aumentar da confiança acaba por regressar o bom futebol.

2.Crise na arbitragem
Não é de hoje que o SCP é massacrado pelas arbitragens, não é de hoje que os seus dirigentes não conseguem impor respeito no sector. Em termos de limpeza e de ética no desporto, O SCP não recebe lições de ninguém, muito menos de quem tenta agitar as águas do Apito Dourado, mas tem pés de barro, pois foi apanhado igualmente nas escutas, tanto Vieira como o antigo presidente da Federação João Rodrigues a negociar favores para o SLBenfica.
O SCP não pretende criar nenhuma conjectura em que possa ser beneficiado, não pode é ser prejudicado e de forma constante e massacrante, ao passo que os nossos adversários directos aqui e além vão recolhendo benefícios que já lhes permitiu alguns pontos que a serem cumpridas as regras e o espírito da modalidade não teriam.
A própria estrutura da arbitragem também está a sofrer uma crise de confiança quer dos árbitros, quer dos adeptos em função do processo Apito Dourado.
Continuando a não existir vontade política de resolver a situação: SERÁ QUE É ADMISSÍVEL QUE O APITO DOURADO SEJA JULGADO POR ALGUÉM QUE EXERCE UM CARGO NA LIGA?

3.Deficiente estrutura organizativa
Que não permite gerir, não permite acompanhar, não permite tomar as melhores decisões.
Estamos reféns de nós próprios, enleados nas relações das empresas que constituem o grupo Sporting.
Não se chegando a conhecer a totalidade das participações do SCP em empresas que aparentemente nada tem a haver com o desporto ou com o grupo empresarial.
Até porque a argúcia e espírito de combate que lhes falta para defenderem o Clube a nível externo: principais rivais, imprensa, Liga e arbitragem; tem de sobra para sugarem o Clube até ao tutano (algumas muito originais) e ainda ter tempo para se entreterem nos seus próprios hobbies -como no caso barcos EXPO98

4.Péssimo planeamento da época desportiva
Contrariando todas as expectativas e após uma época em que com a "prata da casa" conseguimos disputar o campeonato até ao fim e vencer a taça de Portugal, foram adquiridos 10 jogadores estrangeiros, alguns com a mesma idade ou inferior dos nossos
miúdos (cai por terra o argumento da mais-valia de experiência), a maior parte deles medianos, não parecendo haver nenhum excepcional.A pergunta que apetece fazer: Porquê? Porquê adquirir o passe de 10 jogadores regulares ou maus, e não ir buscar 3 ou 4 que efectivamente façam a diferença?Será que é assim tão difícil? Ou dá para encher menos os bolsos?

5.Lutas internas pelo poder
Concretizada e mantida nos recados transmitidos pela imprensa especializada e não só.
Onde escribas são telecomandados em função dos vários grupos de interesses em Alvalade. Melhores exemplos Bernardo Ribeiro no jornal o jogo na defesa de Telles e Freitas, existindo da mesma forma no Record e na Bola "canetas" ao serviço de Salema Garção e Afra.

São muitos os inimigos e as situações adversas, para minorar a maior parte das situações, apenas nos resta uma alternativa: ganhar!

1906

Luta e Resiste

7.Arbitragem no fio da espada....


Taça da Liga - Carlsberg

SCPortugal vs Fátima


Demasiado inconsistente
Se, no primeiro tempo, Olegário Benquerença irritou os adeptos do Fátima, por alguma protecção concedida aos jogadores do Sporting, a quem poupou algumas sanções disciplinares, na segunda metade o juiz conseguiu exasperar os leões, com um critério totalmente diferente. Parece ter ajuizado bem os lances capitais mas não se percebe como deixou, aos 83', passar sem punição uma entrada violenta de Falardo sobre João Moutinho.


Vitória Setúbal vs SLBenfica

O que é penálti?
Paulo Costa viu um toque de Ricardo Chaves em Bergessio no lance da grande penalidade que deu a vantagem ao Benfica, mas nada (e mal) assinalou quando Luís Filipe e Matheus se envolveram na área encarnada. O juiz do Porto teve rigor nos cartões, mas perdeu-se nas faltas. Foi bem assistido.

1906

Luta & Resiste!